00:00
21° | Nublado

Praias e bairros terão coletores de bitucas de cigarro
As bitucas recolhidas serão recicladas e doadas para entidades da Capital para produção de artesanato

De acordo com a PMF, será feita distribuição estratégica e sinalizada de pontos de coleta de bitucas por toda a cidade (Fotos: Divulgação/PMF) **Clique para ampliar

Publicado em 30/11/2022

Nessa terça-feira, 29, a Prefeitura de Florianópolis (PMF), em parceria com as empresas Japan Tobacco International (JTI) e a Poiato Recicla, lançou a instalação de coletores de bitucas em 10 praias e bairros do Município. Através da instalação das caixas coletoras, as bitucas terão o descarte adequado, além da realização da reciclagem do material, para posteriormente ser utilizado em itens de artesanato.

De acordo com a PMF, será feita distribuição estratégica e sinalizada de pontos de coleta de bitucas por toda Florianópolis. As praias e os bairros que receberão as caixas coletoras são: Canasvieiras, Jurerê Internacional, Beira Mar Norte, Ponte Hercílio Luz, Lagoa da Conceição, Campeche, Morro das Pedras, Beira Mar Continental, Costão do Santinho e Ingleses.

Alesc aprova PEC que autoriza repasse de recursos públicos a hospitais inadimplentes

Além da coleta, serão realizadas campanhas de sensibilização e conscientização sobre o impacto negativo ao meio ambiente causado pelo descarte irresponsável dos rejeitos de cigarro.  “A bituca de cigarro é o lixo mais tóxico de uma cidade sem indústria, como Florianópolis, pois possui materiais pesados. Apesar do pouco impacto no volume total de lixo da cidade, ela causa um grande impacto de proteção ambiental. Inclusive, alguns estudos apontam que a bituca é um dos lixos mais tóxicos para vida marinha”, explica o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.


As bitucas terão o descarte adequado, além da realização da reciclagem do material, para posteriormente ser utilizado em itens de artesanato
 

Todo o material coletado seguirá para reciclagem e transformado em massa celulósica. Essa massa é doada a entidades assistenciais de Florianópolis para produção de itens como blocos de notas e artesanato. Esta cadeia de ações contribui efetivamente para o fortalecimento da economia circular, que promove o desenvolvimento econômico, priorizando insumos renováveis e recicláveis, além de proporcionar geração de renda a famílias em vulnerabilidade social. 

Livro escrito pelo próprio Jesse Koz conta suas histórias ao lado de Shurastey

“A instalação desses coletores de bitucas na Capital é mais um passo para atingir a nossa meta Florianópolis Lixo Zero 2030. Somente em 2021 reciclamos cerca de 20 mil toneladas dos resíduos da cidade e a coleta e reciclagem das bitucas de cigarro vem para somar os nossos esforços. Essa ação trará mais sustentabilidade para o município e fomento ao artesanato local, incrementando a renda de muitas famílias”, ressalta o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI