00:00
21° | Nublado

Floripa Quilt leva exposição “Las Balconadas” para o Passeio Cultural Primavera

Data: 24/04/2025

Uma das novidades da 12º do Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil - é a ampliação do evento para mais lugares de grande circulação de pessoas na cidade. A exposição "Las Balconadas", que já passou em países como Argentina e Uruguai, também na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre em 2023 e em 2024, no 11º Floripa Quilt, ganha espaço no Passeio Cultural Primavera, de 24 de abril a 6 de maio de 2025, junto à programação desta edição.

- “Las Balconadas” é uma oportunidade de apreciar a criação artística têxtil contemporânea de artistas que apresentam uma diversidade de técnicas, materiais e linguagens, refletindo a criatividade e inovação da arte têxtil contemporânea, proporcionando uma fusão entre arte, arquitetura e cidade - conta Sandra Makowiecky, curadora da iniciativa. 

A tradição das balconadas é a de pendurar obras de arte em casas e edifícios ao ar livre. A mostra segue o costume desse movimento artístico, no qual obras têxteis são suspensas em fachadas de casas e edifícios, interagindo com o espaço urbano e o olhar do público. As obras, de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, foram criadas por artistas de diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Guatemala, Espanha e Brasil.

A ação é fruto de uma parceria entre o Floripa Quilt e artistas da World Textile Art (WTA), uma das mais importantes organizações dedicadas à arte têxtil contemporânea. Com 28 anos de atuação, a WTA realiza bienais internacionais e eventos que impulsionam o reconhecimento dessa forma de expressão artística ao redor do mundo.

Arte Têxtil ganha protagonismo

Segundo Sandra, na SP-ARTE 2025 a arte têxtil apareceu como uma forte tendência atual. As técnicas tradicionais, pigmentos e fibras naturais, manuais e regionais, têxteis e cerâmica apontam para a origem coletiva e compartilhada de trabalhar com arte. Foram observadas as constantes representações de tecnologias ancestrais e, simultaneamente, sua desconstrução formal. 

Este ano, o têxtil se alinha com as tendências da arte atual, que consiste em reconstruir tradições e conhecimentos locais, elevando o status de técnicas consideradas femininas, bem como elevando a participação de artistas mulheres para uma crítica e um mercado que, por muito tempo, deixou de lado essas manifestações.  A proposta do Floripa Quilt em soma com a curadora é oferecer uma experiência no Passeio Cultural Primavera, para que as pessoas possam apreciar os trabalhos têxteis expostos pendurados em árvores, integrando cultura, natureza, arte e espaço público.

Além da exposição “Las Balconadas”, o público poderá conferir a agenda do 12º do Floripa Quilt, que ocorre de 30 de abril a 03 de maio, das 10h às 18h, no SESC Cacupé. Além da variedade de expositores confirmados, o festival oferece rodas de conversa, cursos que ensinam diversas técnicas de manualidades e experiências tecidas pelas mãos. A programação completa está no site. A entrada é gratuita. 

 

 

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI