Capital testa modelo capixaba para lançar transporte marítimo
Projeto prevê integração com ônibus e terminais em pontos estratégicos da cidade

O transporte marítimo na Capital catarinense pode finalmente sair do papel. Nesta semana, a Prefeitura de Florianópolis deu mais um passo rumo à concretização do projeto ao receber uma equipe técnica de Vitória (ES), cidade que já opera um sistema semelhante. A experiência capixaba servirá de base para o modelo a ser implantado na cidade, que busca integrar a mobilidade entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina.
A iniciativa, considerada estratégica para melhorar o fluxo urbano e diversificar os modais de transporte, está sendo articulada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. Durante a terça-feira (5), representantes das duas cidades participaram de uma agenda conjunta que incluiu reuniões intersetoriais e visitas a possíveis pontos de embarque e desembarque, como o bairro Abraão, Parque de Coqueiros, trapiche da Beira-mar Norte, João Paulo e Canasvieiras.
Na quarta-feira (6), o foco foi entender as rotinas operacionais do sistema em Vitória. Foram debatidas questões como o planejamento das linhas, definição de horários, tipos de embarcações e resultados da operação. A programação foi encerrada com uma reunião remota com o subsecretário de Mobilidade Urbana do Espírito Santo, Leo Carlos Cruz, que seguirá apoiando tecnicamente o projeto manezinho.
Florianópolis deu mais um passo rumo à implantação do transporte marítimo com seminário e visita técnica de especialistas de Vitória (ES), cidade referência no modal. (Foto: Allan Carvalho/PMF)
A proposta é que o transporte por barcos funcione de forma integrada ao sistema público já existente. Inicialmente, os terminais serão construídos no Centro e nas regiões próximas, com expansão gradual para bairros mais afastados, como Santo Antônio de Lisboa, Jurerê e Canasvieiras. O objetivo é contemplar tanto o deslocamento diário da população nos dias úteis, quanto o uso turístico aos finais de semana. Para isso, o serviço adotará tarifas diferenciadas conforme o perfil da demanda.
Segundo o secretário Rafael Hahne, o cronograma é ambicioso: “Nossa meta é concluir o estudo preliminar em até 60 dias. Ele vai indicar os custos, as obras necessárias e os critérios técnicos. Com base nesse levantamento, vamos elaborar o edital de licitação ainda neste semestre.”
Embora não exista uma data definida para o início da operação, o processo caminha para etapas decisivas. A expectativa da administração municipal é que o transporte marítimo se torne uma nova alternativa viável, funcional e sustentável para a mobilidade urbana de Florianópolis.
Prefeito Topázio já havia falado sobre o transporte marítimo em entrevista exclusiva com o Imagem da Ilha. Relembre.
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Da redação
Fonte: PMF
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