00:00
21° | Nublado

Aeroporto de Floripa entra para a elite da aviação brasileira
Crescimento de 580% desde 2022 confirma o avanço do turismo e da conectividade aérea de Santa Catarina

Aeroporto de Floripa entra para a elite da aviação brasileira
O Floripa Airport alcança marca inédita de 1 milhão de passageiros internacionais e reforça o protagonismo de Santa Catarina no turismo global. (Foto: Divulgação)

Publicado em 28/10/2025

O Aeroporto Internacional de Florianópolis alcançou no último dia 16 de outubro um marco inédito: 1 milhão de passageiros internacionais em um único ano. Até então, apenas os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, haviam alcançado esse patamar no país em um único ano, o que reforça a relevância crescente de Florianópolis no mercado internacional.

O destino que mais impulsiona esse recorde em 2025 é Santiago, no Chile, à frente de Buenos Aires, tradicional mercado do aeroporto catarinense. A diversificação das opções de viagens internacionais, a partir de Florianópolis, também contribui com a expansão, com a adoção, desde o ano passado, dos voos direto para Lisboa, com a TAP, e para o Panamá, com a Copa Airlines – rotas que proporcionam também conexões rápidas para, respectivamente, Europa e América do Norte e Caribe.

“Esse marco é resultado de uma estratégia consistente de expansão de rotas, parceria entre o público e o privado, investimentos em infraestrutura e confiança das companhias aéreas. Florianópolis se consolida como um destino global, e nosso compromisso é continuar elevando a experiência de viagem e contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina.” afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O fato marcante também reflete a força do turismo catarinense

"O recorde de passageiros internacionais atesta que o turismo de Santa Catarina atingiu um novo nível de maturidade. Esse resultado não é apenas um número: ele é o fruto da união estratégica entre o Governo do Estado e a administração privada do aeroporto, que garantiu mais rotas e maior competitividade. Nosso compromisso é consolidar Santa Catarina como o novo hub internacional do Sul do Brasil, garantindo que o investimento em conectividade continue a ser o motor do desenvolvimento catarinense." afirma Catiane Seif, Secretária de Turismo de Santa Catarina.

Até o final do ano, as projeções indicam que o Floripa Airport deve alcançar 1,2 milhão de passageiros, um crescimento que chega 580% se comparado a 2022, ano de recuperação do pós-pandemia.

"A gestão privada competente no aeroporto de Florianópolis, aliada agora a uma política pública sólida por parte do estado, encurtou a distância de Florianópolis e de Santa Catarina com o mundo. Nos enche de orgulho poder dizer que já somos o terceiro maior destino internacional do Brasil", afirma Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC.

O resultado é fruto de uma trajetória de crescimento acelerado. Em 2018, ano em que a Zurich Airport Brasil iniciou a administração do Aeroporto de Florianópolis, em 3 de janeiro daquele ano, o aeroporto registrou pouco mais de 273 mil passageiros internacionais, um crescimento acumulado de 356% em sete anos:

Com a chegada da temporada de verão a expectativa é de um movimento ainda mais intenso. O Floripa Airport projeta 819 mil passageiros internacionais entre dezembro e março, um crescimento de 19% em relação ao período anterior, além de 2,1 milhões de passageiros totais, impulsionado pelo aumento da oferta de voos e pela forte demanda turística em Santa Catarina.

 

Leia também:

- Stela transforma cozinha escolar em espaço de afeto diário

 

 

Da redação

Fonte: Zurich Airport Brasil

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI