00:00
21° | Nublado

Blitz Educativa orienta uso correto de patinetes elétricas
Capital registra mais de 4 milhões de km percorridos com patinetes e intensifica orientação sobre uso correto

Blitz Educativa orienta uso correto de patinetes elétricas
A iniciativa visa orientar usuários de patinetes elétricas sobre as normas de circulação, como limite de velocidade e áreas permitidas. (Foto: Divulgação Whoosh)

Publicado em 08/08/2025

Em um esforço conjunto para promover a segurança viária e a conscientização dos usuários de patinetes elétricas, a Whoosh realizará no dia 10 de agosto, das 16h às 21h, uma Blitz Educativa em parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF). O evento acontecerá na Ponte Hercílio Luz e visa orientar os condutores sobre as boas práticas de uso e as regulamentações previstas pela legislação de trânsito.

Desde a implementação do serviço na cidade, em junho de 2023, a Whoosh já acumulou 370 mil usuários e 4 milhões de quilômetros percorridos apenas em Florianópolis, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e eficiente. Durante a Blitz, especialistas da Whoosh e agentes da GMF abordarão os usuários que estiverem utilizando os veículos de maneira inadequada, orientando-os sobre as normas de segurança e as consequências do descumprimento, que podem incluir advertências ou até o bloqueio da plataforma para reincidentes.

O que diz a lei?

As patinetes elétricas no Brasil são regulamentadas pela Resolução CONTRAN nº 996, que estabelece que esses veículos não podem ultrapassar 20 km/h e devem circular em ciclovias, ciclofaixas e áreas de pedestres, com limite de 6 km/h nessas zonas. Além disso, a legislação de Florianópolis, por meio da Lei nº 18.709/2023, determina que esses veículos só podem ser utilizados em áreas específicas, com limite de 20 km/h, garantindo um trânsito mais seguro para todos.

A Whoosh também desenvolveu uma cartilha de segurança para conscientizar seus usuários sobre as boas práticas de uso das patinetes elétricas. A seguir, destacam-se algumas das principais orientações:

É proibido o uso por menores de 18 anos

A utilização das patinetes Whoosh é exclusiva para maiores de idade. Essa é uma medida de segurança fundamental, alinhada às diretrizes de regulamentação municipal e federal.

Não é permitido transportar mais de uma pessoa

As patinetes foram projetadas para suportar uma única pessoa por vez. O uso compartilhado compromete a estabilidade e aumenta o risco de acidentes.

Respeite o trânsito e os pedestres

Circule com atenção, especialmente em áreas de grande fluxo. Siga as normas locais de circulação.

Duas mãos no guidão

Assim como em outros veículos, é importante que as duas mãos sejam usadas na condução. Por isso, é importante que o usuário esteja sempre com as duas mãos no guidão da patinete.

Atenção às faixas de pedestre

Antes de atravessar, o usuário deve descer da patinete e empurrá-la ao seu lado. Atravessar a rua somente a pé e quando as luzes dos semáforos permitirem.

Estacionamento virtual

A Whoosh indica em seu aplicativo os locais corretos para estacionar as patinetes. Posicione-as apenas nos pontos “P” indicados e atente-se para colocá-las de uma forma que não atrapalhe a circulação das demais pessoas. É proibido estacionar a patinete na entrada de garagens e em vagas regulamentadas para veículos específicos.

Se beber não dirija

Álcool pode comprometer o reflexo dos usuários. Por isso, é proibida a condução das patinetes após o consumo.

Nada de fones de ouvido

O uso de fones de ouvido durante a condução do modal compromete a atenção e pode causar acidentes.

Além da segurança, sustentabilidade

Desde que iniciou suas operações em Florianópolis, a Whoosh também tem atuado na promoção da mobilidade sustentável. Com mais de 1.200 patinetes em circulação em áreas como Beira Mar, Agronômica, Trindade, Jurerê e Lagoa da Conceição, a empresa contribui para a redução de emissões de CO₂. Estima-se que, desde o início das atividades, cerca de 65 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas na cidade. 

 

Leia também:

- Capital testa modelo capixaba para lançar transporte marítimo

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI