Luminárias de apoio se destacam como parte essencial dos ambientes
Conheça peças que mesclam a praticidade e elegância, garantindo estética e a funcionalidade
A arquitetura de interiores e a decoração são fundamentais para a criação de espaços que coloquem a praticidade e o conforto em primeiro lugar. Nesse contexto, a iluminação de um ambiente é parte fundamental para garantir bem-estar para execução das mais variadas atividades do cotidiano: leitura, estudo, trabalho, preparação de alimentos, organização etc.
Para isso, a escolha das luminárias de apoio deve ser incluída no projeto luminotécnico de qualquer residência, e a arquiteta Patrícia Penna, à frente de seu escritório de mesmo nome, elencou algumas peças que mesclam a praticidade e elegância, garantindo estética e a funcionalidade em consonância.
Acompanhe as dicas:
Abajures e luminárias de chão
Os abajures proporcionam iluminação das mais variadas maneiras, mas em geral de forma local e difundida pela cúpula.
Incluir a peça em uma mesinha próxima ao sofá ou poltrona garante que a leitura, por exemplo, seja mais confortável. Além disso, os abajures possuem uma ligação direta com a semiótica de ambientes aconchegantes e acolhedores, nos remetendo também às peças de decoração de essência vintage e retrô.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Abajures - Nestes projetos, os abajures foram posicionados ao lado dos sofás das salas de estar. Essa composição favorece a leitura, como também deixa o ambiente mais aconchegante durante o “receber”. Nas mesas, junto aos abajures, Patricia propôs itens de decoração que trazem conforto e relaxamento, como plantinhas e livros. À esquerda, o abajur todo branco completa a base neutra do décor do ambiente. Já à direita, a peça de maior tamanho possui cúpula em dois tons de tecido - branco e preto - transformando o item em uma peça de decoração.
Psicoarquitetura: já ouviu falar?
Outra possibilidade para quem busca uma iluminação agradável e de composição, são as luminárias de piso, uma grande tendência no décor atual. Com diversas formas e variados tipos, as luminárias que possuem uma altura maior se tornam grandes protagonistas da decoração, mas possuem uma semelhança com os abajures: elas ficam ótimas quando instaladas próximas de sofás, chaises e poltronas!
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Luminárias de chão – A luminária alta e o sofá baixo (à esquerda) formaram uma composição volumétrica interessante no ambiente. À direita, a luminária de cúpula avantajada transformou a peça em uma verdadeira instalação de arte. Ao lado do bar e da poltrona, ela proporciona luz tanto para a leitura como para a preparação de drinques e apreciação das bebidas.
Aconchego e inovação para os dormitórios
Os abajures continuam sendo os queridinhos do décor quando o assunto é luminária nos quartos, mas eles não são as únicas opções. As luminárias pendentes seguem em alta na escolha dos profissionais da área de arquitetura. Os modelos são inumeráveis e, por exemplo, não ocupam o espaço que uma luminária de apoio ocuparia nas mesas laterais às camas.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Abajures com cúpula cônica – Com formato afunilado e convencional, a cúpula ganha ares “relidos” em bases mais ousadas e, por vezes, de materiais inusitados. Nas imagens, à esquerda ela ganha vida na peça com base de madeira e “cinta” metálica em todo o perímetro. À direita, a base metálica de e minimalista de desenho clássico é um charme.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Abajures com base alta – Abajures de base alta são sempre muito bem-vindos em ambientes onde o pé direito é um pouco mais generoso. Clássicos ou mais modernos e minimalistas; existem para todos os gostos.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Luminárias pendentes – Com formas ornamentais, design orgânico e acabamentos diversos, as luminárias pendentes são opções para quem procura sair do óbvio e gosta de criar cenários! No projeto da esquerda, forma e luz fundem-se numa forma de “gota”, onde limite entre lâmpada e peça não existe. No projeto da direita, as peças minimalistas compostas basicamente por “traço e ponto” garantem a iluminação da mesa de cabeceira com muita sofisticação e elegância.
Luminárias de apoio com design arrojado
Além do projeto luminotécnico que compreende o imóvel como um todo, é possível trazer para determinados cômodos algumas luminárias de apoio que favorecem ainda mais a iluminação do espaço, criando diferentes ferramentas para a incidência de luz.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Living – Numa montagem propositalmente irregular numa das paredes desse living, o resultado não só auxilia na iluminação geral do ambiente como se transforma em uma instalação artística que atrai os olhos de qualquer um. Esse projeto é um exemplo certeiro de como a iluminação pode criar perspectivas diferentes, cenários e mesclas entre o novo como as luzes de led, e o clássico, representado pelo décor do living.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Sala de jantar - Garantindo ainda mais requinte ao projeto com pé-direito duplo, as luminárias com detalhes circulares do teto projetam sua luz sob a mesa da sala de jantar funcionando, também, como um item de decoração.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Home office - Uma das maneiras mais eficientes e práticas de proporcionar a iluminação para o ambiente destinado ao home office ou estudo, na escrivaninha ou mesa de trabalho, é investir em uma luminária que combine com o projeto e forneça a iluminação necessária para as atividades. Nesta bancada do dormitório, além da luz natural oriunda das janelas, a peça linear e pendente serve de luz focada na hora do trabalho. Além disso, o amplo espaço da mesa favorece a inserção de outros elementos decorativos e funcionais, como o quadro apoiado, caixas, porta objetos, etc.
Projeto: Patrícia Penna Arquitetura & Design (Foto: Leandro Moraes)
Banheiros – O espelho do banheiro é um elemento indispensável, auxiliando na hora de se arrumar, retocar a maquiagem, realizar a skincare e a higiene. Neste projeto, a iluminação é projetada para o usuário por meio de faixas no próprio espelho. Sobre a bancada, o ponto focal proporciona iluminação mais eficaz e técnica, e menos difusa.
Fonte: Yamamura
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br