Outono: previna-se das doenças da estação
A chegada do outono traz temperaturas mais amenas e, com isso, os catarinenses começam a permanecer em ambientes fechados. Mas além do calor humano, esta proximidade acaba contribuindo para a transmissão das chamadas doenças da estação, entre elas as gripes, resfriados, conjuntivites e até caxumba e varicela (catapora), entre outras velhas conhecidas.
Em Florianópolis, nos últimos anos, não houve epidemias ou piora do estado geral da saúde das pessoas por causa dessas doenças – nem risco de as pessoas adoecerem gravemente ou de as taxas de mortalidade e hospitalização serem maiores pela chegada da gripe A ou de outras doenças relacionadas ao outono.
>>>>> Clique aqui para ler outras matérias sobre saúde.
Pesquisas internacionais mostram que os cuidados para manter a saúde em dia passam longe de medidas como uso de máscaras, suplementos vitamínicos e consumo indiscriminado de medicamentos. O que todos os agravos dessa época têm em comum são as formas de prevenção:
- lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércio, bares e restaurantes, aeroporto, terminais, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas);
- proteger a boca ao tossir e espirrar. Usar o antebraço ou lenços de papel descartáveis;
- se usar as mãos para tapar a tosse, espirro e limpar o nariz, lave-as para não espalhar o vírus.
- evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas, secreções, febre e mal-estar;
- manter-se hidratado com água e outras bebidas saudáveis, como chás;
- buscar bons momentos de descanso, mesmo que sejam breves, e investir numa boa qualidade do sono;
- evitar os excessos alimentares, consumo de açúcar, álcool, tabaco e outras drogas, incluindo analgésicos, xaropes etc., sem orientação profissional.
Da Redação