Treinos rápidos para manter a forma durante a viagem
Mesmo longe da rotina da academia, mantenha o corpo em atividade e cuide da sua saúde
O fim de ano chegou, e para muitos, é hora de descansar, viajar e fugir da rotina. Mas, e a atividade física, como fica? A boa notícia é que é totalmente possível manter o condicionamento físico durante a viagem, sem precisar de equipamentos ou de muito espaço.
A educadora física Brígida de Almeida Sousa preparou cinco treinos rápidos e eficazes que você pode fazer em qualquer lugar, seja no quarto do hotel, na praia ou até mesmo em um parque. O melhor de tudo é que esses exercícios podem ser feitos com o peso do corpo e não demandam equipamentos.
Agachamento
“Ele é completo, pois ativa vários músculos ao mesmo tempo, principalmente glúteos e coxas. Para realizar corretamente, posicione os pés na largura dos ombros e mantenha a coluna ereta, ativando o core. Faça três séries de 15 sequências, com descanso de um minuto entre as séries”, sugere Brígida.
Afundo
“É uma alternativa que realmente desafia as pernas. Durante o movimento, certifique-se de que o joelho da frente forme um ângulo de 90 graus e que o de trás quase toque o chão. Para obter bons resultados, realize três séries de 10 repetições por perna, com 60 segundos de descanso entre as séries”, orienta a professora.
A dica da educadora é conectar esses dois exercícios, fazendo uma sequência de 30 a 45 minutos de treino. “Isso auxiliará a manter a massa muscular enquanto você aproveita sua viagem”, explica. Além de trabalhar a parte inferior do corpo, também é fundamental incluir opções para os membros superiores, garantindo um treino equilibrado e completo.
Flexões
“Ótimo para fortalecer o peito, ombros e tríceps, além de ajudar a melhorar o equilíbrio e a postura. Faça quatro séries de 10 a 15 sequências, com um minuto de descanso entre elas. Se as tradicionais forem difíceis no início, você pode começar apoiando os joelhos no chão, facilitando o movimento”, orienta a educadora.
Prancha isométrica
“Trabalha não só o abdômen, mas também os músculos das costas, você ativa toda a musculatura estabilizadora, melhorando a postura e previne lesões. Minha recomendação é começar com 30 segundos e, com o tempo, aumentar a duração”, explica.
Abdominal
“Feito corretamente, ajuda a melhorar a postura e o equilíbrio. Evitar usar os braços para impulsionar o movimento, o que pode causar desconforto no pescoço. Realize de três a quatro séries de 15 a 20 repetições, com descanso entre elas para evitar sobrecarga na região cervical”, orienta Sousa.
Outras opções para manter o corpo ativo
“Para quem busca uma maneira de queimar calorias e melhorar a resistência cardiovascular, pular corda é uma excelente escolha. Ela ocupa pouco espaço, pode ser feita em qualquer lugar e é uma ótima maneira de liberar energia e manter a forma, seja no quarto do hotel ou em áreas externas”, comenta a educadora.
Ela também sugere incluir uma corrida ou caminhada na rotina. “Você pode aproveitar para explorar o local de forma dinâmica, seja pela manhã para começar o dia com energia ou ao final do dia para relaxar”, finaliza Brígida.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI