00:00
21° | Nublado

Confira a programação do maior festival de cinema da diversidade do sul

Data: 07/12/2024

A  6º Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, que ocorre de 7 a 18 de dezembro, no CEART - Centro de Artes, Design e Moda da UDESC, em Florianópolis, traz uma extensa programação cultural para a cidade. O evento vai oferecer ao público, além da exibição de 82 filmes em mostras nacionais e internacionais, painéis, oficinas, seminários e apresentações artísticas que promovem a representatividade LGBTQIAPN+ e celebram a diversidade na arte e cultura. Durante a edição também ocorre a  Criativa - Feira de Artes LGBTQIAPN+,  exclusivamente nos finais de semana, dias 7 e 8, 14 e 15 de dezembro.

Durante o evento, os participantes poderão desfrutar de atividades que abordam temas relevantes e contemporâneos, como sustentabilidade, inovação social, cultura popular e inclusão. Na programação, destacam-se as Oficinas e Workshops, que estimulam o desenvolvimento de habilidades artísticas e manuais, além de incentivar a reflexão sobre temas como reciclagem e empreendedorismo social. Palestras e Rodas de Conversa, onde os participantes têm um momento de troca de conhecimento e inspiração, experiências compartilhadas por convidados em diversas áreas; e Apresentações Culturais e Intervenções Artísticas, com espetáculos que vão da dança ao teatro, valorizando a diversidade cultural e promovendo a arte como ferramenta de transformação e resistência.

“Eventos como a Transforma são fundamentais para promover a representatividade LGBTQIAPN+ e conquistar mais espaços de visibilidade e reconhecimento para a comunidade. Festivais como este oferecem uma plataforma única onde artistas, cineastas e produtores culturais LGBTQIAPN+ podem expressar suas vivências e narrativas, fortalecendo o senso de identidade coletiva e a diversidade de experiências. Além de impulsionar debates essenciais sobre direitos, inclusão e respeito, sensibilizando o público em geral e ajudando a desmistificar preconceitos. A criação de espaços dedicados à cultura LGBTQIAPN+ é um passo importante para garantir que a diversidade de vozes e histórias seja valorizada, incentivando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva,” afirma Arthur Gomes, diretor geral da 6ª Transforma.

Responsável pela seleção cuidadosa dos artistas e performers, a direção artística da 6º Transforma, montou uma programação rica e diversa que valoriza a expressão LGBTQIAPN+ em todas as suas formas. “Para as apresentações ao vivo, foram escolhidos talentos que trazem reflexões profundas e inovadoras sobre temas como identidade e resistência, criando momentos de conexão entre público e artistas", comenta Thomas Dadam, diretor artístico do festival. Além disso, a curadoria dos filmes exibidos reflete uma preocupação com a autenticidade e representatividade, trazendo obras que exploram histórias plurais e potentes. Com o objetivo de fortalecer a relação com a comunidade acadêmica, o festival conta também com a participação de alunos e egressos da UDESC/CEART, que contribuem para o evento com suas perspectivas artísticas e técnicas. 

O Festival Transforma é um chamado à reflexão sobre as vivências que, muitas vezes, ficam à margem. Manifestações que vão além do entretenimento e despertam a oportunidade de refletir sobre as realidades da comunidade LGBTQIAPN+ ao reconhecer sua importante representação. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site.  

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI