Dicas de leitura para alavancar sua carreira em 2025
Conheça os livros que vão te ajudar a desenvolver habilidades essenciais e conquistar seu espaço no mercado
Criar o hábito de ler é um dos caminhos mais fáceis para adquirir conhecimento sobre qualquer tema. Com o fim do ano se aproximando, começa o momento de planejar os avanços na carreira e novos hábitos para 2025. Para isso, Rafael Cunha, diretor nacional da Microlins, oferece dicas de livros que podem fazer a diferença na trajetória profissional e como estimular a leitura e integrá-la no dia a dia.
Como criar o hábito de leitura?
Em uma rotina atribulada, colocar a leitura em prática é um desafio. Nesses casos, estipular metas, como ler um capítulo por dia, dedicar alguns minutos para a leitura ou aproveitar o tempo de deslocamento de casa até o trabalho para folhear um livro, podem ser um facilitador. Para tornar o hábito de ler em algo divertido e dinâmico, alterne entre temas técnicos e de ficção, ou compartilhe o que está lendo em grupos ou redes sociais, assim a troca de informações se torna atraente e prazerosa.
Como escolher os livros certos para cada área de interesse?
Com a variedade de livros disponíveis, entre físicos e digitais, encontrar um material que atenda a cada objetivo pode ser uma tarefa complicada. Para ter uma escolha assertiva, pesquisar por livros que são referências e os considerados base da área é ponto de partida para realizar uma boa seleção. Opte por conteúdos que simpatizem com o que você precisa desenvolver, como algo técnico da área ou habilidades comportamentais. Busque por resenhas e escolha de acordo com o seu estágio de conhecimento. Ler algo que não corresponde com as expectativas pode desmotivar no meio do processo.
Livros para desenvolver as Soft Skills
O mercado de trabalho exige cada vez mais as chamadas Soft Skills, também conhecidas como habilidades relacionadas à interação humana e ao comportamento. Algumas sugestões de leitura são:
“Inteligência Emocional” – de Daniel Goleman: escrito em 1995, o autor relata como a inteligência emocional pode ser tão importante quanto o QI no mundo corporativo. Entender e gerenciar emoções é essencial no ambiente de trabalho.
“Drive: A Surpreendente Verdade Sobre o Que Nos Motiva" - de Daniel H. Pink: recomendado para quem deseja desenvolver habilidades de liderança, o autor analisa as atividades humanas e como elas influenciam na jornada profissional.
"Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos" - de Greg McKeown: o livro lembra como habilidades essenciais como a capacidade de dizer “Não” pode ajudar na produtividade e a evitar distrações no início de carreira.
"Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso" - de Daniel Goleman: escrito por um psicólogo, o livro relata como a inteligência emocional traz insights relevantes para quem busca liderar equipes.
"Comunicação Não-Violenta" - de Marshall B. Rosenberg: o autor desenvolveu a habilidade da comunicação não violenta com base no discurso de grandes líderes como Gandhi e Martin Luther King Jr. O livro é um guia para melhorar a comunicação e de como resolver conflitos.
Livros para quem planeja ingressar no mercado de trabalho
Para quem busca o primeiro emprego, a leitura é essencial para entender a rotina de trabalho e como estabelecer hábitos produtivos. Os livros indicados para esse momento são:
"Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso" - de Carol S. Dweck: escrito pela especialista internacional em sucesso e motivação, o livro foi feito a partir de décadas de pesquisa sobre como a atitude mental que enfrentamos na vida pode ser essencial para ser bem-sucedido.
"O Poder do Hábito" - de Charles Duhigg: ensinando a desenvolver hábitos produtivos, o livro explora a ciência por trás da criação e da reforma de costumes cotidianos.
"A Startup Enxuta" - de Eric Ries: a Startup Enxuta adota a aprendizagem validada e na experimentação contínua, mostrando métricas efetivas para avaliar o progresso e estratégias para evitar desperdícios de tempo e recursos. O livro apresenta insights sobre inovação e metodologias, ideal para quem busca uma mentalidade proativa.
"Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" - de Stephen R. Covey: escrito por um consultor administrativo, é útil para aqueles que buscam entender a importância do planejamento e da organização no mercado de trabalho.
"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie: com a primeira publicação em 1936, o livro é um clássico atemporal que parte do princípio de que é preciso se interessar pelas pessoas que interagimos, oferecendo lições valiosas sobre relações interpessoais, que são essenciais no mundo corporativo.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI