00:00
21° | Nublado

Grafiteiros ampliam a primeira galeria de arte a céu aberto de Florianópolis

Ação integra o projeto Mocotó Cor que tem como objetivo levar ainda mais vida para uma das maiores comunidades da Capital

Publicado em 19/04/2017

Em 2015 um grupo de grafiteiros, coordenado pelo artista plástico e grafiteiro Rodrigo Rizo, um dos expoentes da arte urbana catarinense, realizou uma intervenção na entrada do Morro do Mocotó, no Centro de Florianópolis – conhecida como antiga entrada do Beco. Foi então criada a primeira galeria de arte urbana a céu aberto de Florianópolis, onde os artistas pintaram painéis instalados nos muros que formam o corredor de entrada para a comunidade, compondo uma verdadeira Galeria de Arte. Em 2016 os painéis ganharam iluminação e telas de proteção.

Agora, quase dois anos depois da primeira intervenção, os artistas voltam à comunidade para pintar novos painéis e a revitalização das obras já existentes. No próximo final de semana, nos dias 22 e 23 de abril, 12 artistas plásticos e grafiteiros levarão ainda mais cor para o Centro da Cidade. Através da pintura das casas, limpeza dos terrenos, melhorias em acessibilidade e intervenções artísticas, a iniciativa tem levado mais cor, alegria e qualidade de vida para os moradores.

A pintura dos painéis tem curadoria do artista plástico e grafiteiro Rodrigo Rizo, um dos expoentes da arte urbana catarinense. Sobre a ação ele coloca: “é uma satisfação enorme poder levar esse projeto novamente a comunidade do Mocotó que foi muito receptiva e colaborou intensamente para o sucesso da primeira edição. Convidei alguns artistas que participaram da primeira edição e também novos artistas para apresentar uma diversidade de estilos e técnicas, e para manter a pluralidade do diálogo com a cultura da comunidade. Enfim, convido a todos para prestigiarem essa ação linda que é o Mocotó Cor!”.

Segundo o padre Vilson Groh, as mudanças já estão ocorrendo no Morro do Mocotó, muito fruto do projeto. “Depois da intervenção positiva com o projeto Mocotó Cor, é possível reconhecer melhorias na comunidade. As crianças e jovens participam das ações e isso reflete no reconhecimento e cuidado com as benfeitorias.  Isso é um ganho para toda a sociedade. Vamos continuar trabalhando por elas”, afirmou.

Comentou ainda que esse processo de construção de uma nova realidade depende da ligação entre todos os pontos da sociedade: o poder público, os empresários, as organizações sociais e a própria comunidade. “O projeto significa o primeiro passo de uma série de ações que a gente está desenvolvendo em termos de recuperar esses espaços. O segundo movimento é construir processos de políticas públicas com saneamento e outras necessidades da comunidade do morro”.

Lista de artistas convidados:

- Rodrigo Rizo

- Anderson ‘Nova’

- Cristiano ‘Ldrão’

- Daniel ‘Ignoreporfavor’

- João ‘Vejam’

- Marcelo Barnero

- Martin “Tchais”

- Monique ‘Gugie’

- Rafael Fernandes

- Ricardo ‘Herok’

- Thiago ‘Valdi’

- Wagner ‘Wagz’ 

 

Serviço:

O que: Mocotó Cor – Revitalização da Galeria de Arte Urbana do Morro do Mocotó

Onde: Entrada do Morro do Mocotó

Quando: dias 22 e 23 a partir das 9h

 

Da Redação