Gerencie o tempo com foco na gestão de vida
Ser mais produtivo, entender o uso correto do tempo e encontrar espaço na agenda para fazer tudo o que deseja são algumas das metas perseguidas constantemente pelos profissionais nos dias atuais. Em tempos difíceis, de situação econômica instável, as empresas estão demitindo e cortando departamentos pela metade, aumentando o volume de trabalho dos funcionários que nelas permanecem. A sobrecarga acarreta nas pessoas, de forma silenciosa, mais estresse e menos qualidade de vida. Para minimizar os efeitos negativos, a dica é aprender a gerenciar o tempo com foco na gestão de vida. A master coach Juci Nones explica que usar o tempo de maneira eficaz requer disciplina e força de vontade. “Administrar o tempo não é tarefa fácil. As pessoas lamentam a sobrecarga de trabalho e justificam que a falta de tempo impossibilita os momentos com a família, os amigos ou até mesmo para si”, conta.
Segundo ela, os gestores das empresas devem orientar seus funcionários em como otimizar a quantidade de reuniões, manter o foco no que realmente é necessário, eliminar excesso de urgências irreais e mal uso da internet. Para a master coach, o segredo está em aprender a priorizar o que é importante, o que deve ser feito no dia e o que pode ser realizado depois. Desta maneira, fica mais fácil conquistar o equilíbrio que proporcionará o gerenciamento das questões do dia a dia e o tempo utilizado para resolvê-las. “Gerenciar o tempo nada mais é do que a arte de fazer escolhas assertivas. Quem gerencia seu tempo de maneira eficaz é muito mais produtivo e menos estressado”, afirma.
Com o tempo organizado, a pessoa percebe melhora significativa na qualidade de vida e no trabalho. Utilizar o tempo com sabedoria ajuda as empresas a dar saltos de produtividade para atingir suas metas e minimizar os efeitos da crise. “Devemos aprender a utilizar o tempo a nosso favor e não contra nós”, aconselha Juci Nones.
Algumas dicas para otimizar o uso do tempo:
- Planeje as atividades semanais e mensais.
- Tente realizá-las com antecedência, um pouco a cada dia.
- Crie escalas das atividades.
- Separe por tarefas mais ou menos importantes e estabeleça um tempo para executá-las.
- Tenha foco, seja na vida profissional ou pessoal, priorize e se dedique a ele.
- Evite fazer várias coisas e correr o risco de não terminar nenhuma.
- Minimize uso de e-mails, telefone e redes sociais. Separe determinados momentos do seu dia para fazer isso e responder com calma. Lembre-se, foque no que é importante.
- Delegue tarefas.
- Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. O trabalho em equipe ajuda a terminar a tarefa mais rapidamente e pode ser prazeroso.
Da redação