Bolsonaro foi peça chave no golpe de 2022, diz PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro teve “pleno conhecimento” e "participação ativa" na tentativa de golpe de Estado de 2022, destinada a impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Polícia Federal (PF). A informação está no relatório com mais de 700 páginas, que indiciou Bolsonaro e outras 36 pessoas por golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de Direito, e teve seu sigilo derrubado hoje pelo Ministro Alexandre de Moraes.
A investigação revela que Bolsonaro também estava ciente de um plano para assassinar Lula, além de planejar e executar atos executórios para concretizar o golpe. O relatório detalha evidências que demonstram o envolvimento direto de Bolsonaro nos atos, incluindo diálogos com membros próximos e registros de movimentações no Palácio do Alvorada.
A PF ainda aponta que Bolsonaro tinha conhecimento de um plano chamado Punhal Verde e Amarelo, destinado a matar Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente, no entanto, nega as acusações e classifica os indiciamentos como "terríveis", afirmando que as denúncias são infundadas.
O relatório da PF sugere que Bolsonaro possa ser condenado a mais de 30 anos de prisão por crimes como golpe de Estado e associação criminosa.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI