00:00
21° | Nublado

Deputada Luciane Carminatti reforça apoio à economia solidária

Durante conferência em Biguaçu, Luciane Carminatti destacou avanços e desafios da economia solidária em SC. (Foto: Divulgação)

Publicado em 26/11/2024

No início desta semana, a cidade de Biguaçu foi palco de importantes eventos voltados à economia solidária. A programação começou com a Feira Estadual de Economia Popular e Solidária, no dia 23 de novembro, no Clube Fênix, seguida pela 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, no auditório do Bloco 2 da Univali. A deputada Luciane Carminatti (PT) participou da abertura da conferência. 

O momento foi especialmente significativo para o setor, que vem conquistando avanços importantes. A deputada tem atuado para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à economia solidária em Santa Catarina. “Temos trabalhado há vários anos para criar políticas públicas e legislações que possam alavancar a economia solidária e popular no Estado. Sabemos a importância que tem para vários municípios e para garantir a renda das famílias”, defende Luciane. 

Um marco importante foi estabelecido em 2021, quando a parlamentar apresentou uma emenda ao orçamento de 2022, viabilizando recursos para o lançamento de um edital via Conselho Estadual de Economia Solidária. O processo de seleção, realizado ao longo de 2022, resultou na contemplação de 10 entidades de todas as regiões, com projetos que começaram a receber recursos em 2024. "Os projetos aprovados abrangem diversas áreas, desde a organização de feiras até a aquisição de equipamentos e insumos, além de formação para os empreendimentos", destaca a deputada, que auxiliou as entidades na elaboração dos projetos através de seu mandato.

A deputada Luciane buscou junto ao Governo do Estado a liberação de R$1,1 milhão destinado à economia solidária em Santa Catarina, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento deste importante segmento econômico. Outro avanço significativo foi a contratação da Unidavi, de Rio do Sul, para realizar o mapeamento dos empreendimentos de economia solidária em Santa Catarina, trabalho fundamental para o desenvolvimento do setor no estado.

A conferência também marcou o lançamento do CadSol (Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários), fruto de um projeto de lei de autoria da deputada Luciane, aprovado em 2019, que cria a Política Pública de Economia Solidária para Santa Catarina. O cadastro será uma ferramenta essencial para que as entidades possam acessar linhas de crédito do Governo do Estado.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI