00:00
21° | Nublado

Ensaio fotográfico homenageia Museu do Lixo da Comcap

Valdinei Marques por Mhirley Lopes. foto/divulgação: Mhirley Lopes

Publicado em 26/07/2019

O ensaio fotográfico Os Essenciais fica em exposição no Jardim Botânico de Florianópolis, de quarta a domingo, até 1º de setembro. A artista Renata Domingues Mhirley Lopes fotografou empregados da Comcap no ambiente do Museu do Lixo. 

Com a técnica fotográfica lightpainting, que ilumina formas e faces, Mhirley duplicou os protagonistas. “Eles são mais do que o uniforme, são vários: garis, educadores, pedagogos, psicólogos, técnicos de informática, etc. Gostaria de os ter multiplicado, mas a dificuldade da técnica só permitiu a duplicação imediata. Uma restrição técnica, mas que gerou poesia”, aponta a atriz, dançarina, professora, com formação em Educação Artística e pós em Teatro. 

O uniforme, explica, acentua a carga redutora da atenção funcional aos trabalhadores operacionais. Como mencionou Fernando Braga da Costa, "onde aparece o uniforme, desaparecem os seres humanos".  

Troca de generosidades

Os fotografados, na maior parte, são monitores da Divisão de Gestão Ambiental da Comcap que mantém os serviços de sensibilização ambiental, cuida do Museu do Lixo e do Jardim Botânico de Florianópolis. “O trabalho tem essa qualidade porque eles foram generosos comigo, compartilharam um pouco de sua história e de seus pensamentos. Foi uma troca, acho que isso é importante.”

Os trabalhadores da Autarquia de Melhoramentos da Capital e, no caso, do Museu do Lixo da Comcap, exercem um trabalho de grande responsabilidade social e oferecem à comunidade de Florianópolis visitas monitoradas que permitem um processo completo de reflexão sobre o consumismo exacerbado, obsolescência programada e a responsabilidade com a correta separação no momento do descarte dos resíduos gerados. Assim é apresentada a exposição pela curadora Renata Domingues.

Por ano, informa a gerente da Divisão de Gestão Ambiental da Comcap, Daiana Bastezini, o circuito do Centro de Valorização de Resíduos (CVR) recebe quase 7 mil visitantes. Novo espaço de visitação foi acoplado com o Jardim Botânico de Florianópolis, onde ocorrem oficinas e práticas de valorização de resíduos orgânicos por meio da compostagem e agricultura urbana. 

Da Redação