00:00
21° | Nublado

Limpeza de canal expõe vazamento contínuo
Blitz Sanear esteve novamente no local na última quinta-feira, 29 de junho

Reportagem esteve no local no dia 29 de junho e verificou que o esgoto continua a ser jogado a céu aberto, em um desafio para a equipe da Blitz Sanear, da Prefeitura, que, apesar de ter lacrado uma saída de esgoto, está longe de resolver o problema (Foto: Imagem da Ilha)

Publicado em 03/07/2023

Após denúncia do Jornal Imagem da Ilha sobre descarte de esgoto no canal localizado na lateral de um condomínio no bairro Saco Grande, em Florianópolis, no dia 25 de maio, a Prefeitura da Capital, através da Floram, esteve no local no dia seguinte. O objetivo foi fazer a vistoria da área denunciada e definir a data para limpeza da mata ciliar, e com isso poder identificar possíveis descartes de esgoto. Porém, os capítulos seguintes não tiveram êxito.

Entenda:


Com o mal tempo no início de junho, a operação só foi inciada no dia 13/06 e teve a duração de 2 dias (Foto: Floram)

Segundo moradores do residencial, após a limpeza realizada pela Floram no dia 13 de junho, quase três semanas após matéria publicada no Imagem da Ilha, pode ser constatado que o esgoto de residências localizadas na Servidão Natalina Machado - que fica ao lado do condomínio -, e que já foram vistoriadas pela Blitz Sanear (de responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis), continua a ser despejado na rede pluvial, levando água turva e mal cheiro para o canal que deságua no mar. O que mais preocupa os moradores do condomínio, além do mal cheiro, é uma possivel contaminação de mariscos em fazendas marinhas localizadas no Cacupé.

Blitz Sanear esteve no local

Na quinta-feira, 29 de junho, a reportagem do Imagem da Ilha voltou ao local para checar de perto a evolução da situação e verificou que, mesmo após a multa da Prefeitura e até lacração de tubulação irregular de uma das residências localizadas na Servidão Natalina Machado, ainda se pode constatar que tudo continuava como antes, como se nada tivesse sido feito.

Resta saber se esse esgotamento sanitário continua sendo despejado por residências localizadas na Servidão, ou, quem sabe, poderia seria ser decorrente da obra de um grande emprendimento localizado no alto da Rodovia Haroldo Soares Glavan, em Cacupé, e que também dá fundos para o residencial.

A assessoria da Blitz Sanear retornou ao Imagem da Ilha nesta segunda-feira, 03, afirmando que a Blitz esteve na Servidão Natalina Machado ainda na quinta-feira, 29 de junho, quando identificou 3 caixas de inspeções abertas, 1 lacre e 3 autos de intimação foram lavrados.

 

Esgoto a ceu aberto continua a ser despejado no canal 


Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br