00:00
21° | Nublado

Engordamento dos Ingleses na reta final
Dragagem é encerrada garantindo mais espaço aos banhistas ao longo da temporada

Em ato simbólico de agradecimento e comemoração pela conclusão de mais uma obra, a draga russa esguichou água pela proa em procedimento chamado “Rainbow”. (foto: Gabriel Oliveira)

Publicado em 25/03/2023

Em fase final de alargamento da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, e com previsão de inauguração no mês de abril, neste sábado (25) pela manhã, encerrou-se a fase de dragagem de areia com a realização de um procedimento simbólico chamado “Rainbow” em que a draga esguichou água pela proa em forma de agradecimento e comemoração pela conclusão de mais uma obra, seguida da partida da embarcação auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper) russa Optimus. Agora, pelos próximos dias, vai acontecer apenas o espalhamento da areia no último trecho beneficiado com as obras e melhorias nas valas de drenagem. Os serviços são conduzidos pela Secretaria de Transportes e Obras.  

A dragagem foi concluída em menos de dois meses do início dos trabalhos, o que aconteceu em 29 de janeiro. Ou seja, as obras ocorreram em plena alta temporada num dos balneários da cidade mais frequentados nessa época sem transtornos ao público. Pelo contrário, os serviços começaram pelo Canto Sul, onde já não havia mais faixa de areia, e logo banhistas moradores e turistas puderam colocar suas toalhas, cadeiras e guarda-sóis num espaço natural novíssimo à beira-mar. Mas mesmo no restante da praia contemplado pelas obras, que tinha cerca de 20 metros, e por isso era a área mais movimentada, o aumento da largura da praia também foi muito bem-vindo.

O engordamento que corresponde a um investimento da ordem de R$ 18,84 milhões contempla os 2,87 km das dunas do Canto Sul até 500 metros antes da foz do Rio Capivari. Ao todo, foi dragado um volume de cerca de 500 mil metros cúbicos de areia retirada de jazida submarina localizada um quilômetro águas adentro para que a faixa chegue aos 45 metros de largura uniforme projetados. Com o tempo, a expectativa é a de que a conformação pela maré reduza essa faixa para 35 metros.

A draga russa foi trazida para Florianópolis pela empresa DTA Engenharia Ltda, responsável pela execução das obras tal como aconteceu no alargamento de Canasvieiras. O equipamento atua de forma praticamente ininterrupta 24 horas por dia, independente das condições climáticas: parou apenas por menos de três dias para deslocamento até o Porto de Itajaí para reabastecimento. Veja o vídeo da despedida da draga russa

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br