Pastilhas no décor: formas criativas para utilizá-las nos ambientes
Saiba como incluir o revestimento em bancadas, pisos e paredes
Cada vez mais, os projetos de arquitetura e interiores têm inovado na hora de utilizar pastilhas, empregando o seu uso nos mais diversos espaços. Afinal, são peças super versáteis, disponíveis em uma enorme variedade de cores, têm alta qualidade técnica, resistência e, o melhor: possuem durabilidade. A Cerâmica Atlas, líder na fabricação de pastilhas de porcelana e cerâmicas grés de pequenos formatos, com mais de cinco décadas de história, apresenta algumas dessas ideias como forma de inspirar as futuras reformas e construções.
Em todos os cantos
Diferente de tempos atrás, em que as pastilhas eram mais utilizadas em banheiros, cozinhas, lavanderias e piscinas, agora elas ganham protagonismo até mesmo nas áreas sociais ou íntimas da casa, como a sala de estar, de jantar e quartos, por exemplo.
Neste projeto de quarto, que foi criado pela arquiteta Vanessa Ribeiro, o grande destaque são as pastilhas Hydra e Cromo nas paredes, que podem ser aproveitadas até na área da cabeceira da cama (Fotos: Luis Gomes)
Personalidade
Para quem quer imprimir o seu próprio estilo, agora pode encontrar na customização o caminho perfeito para uma decoração única, com criação de desenhos ou diferentes paginações. Para quem não sabe, as pastilhas vêm unidas por pontos de cola, que formam placas e, assim, agilizam a instalação em pisos e paredes (esse sistema é chamado Drop-System). Portanto, a customização consiste em ‘desmontar’ um local específico da placa, depois do projeto bem definido e, com a ajuda de outras cores, formar o desenho escolhido. Portanto, é só deixar a criatividade fluir. Dica: Para que o resultado fique conforme o desejado, o ideal é buscar profissionais experientes nesse tipo de serviço manual.
Banheiro revestido com as pastilhas hexagonais Ártico, Aveiro e Preto, com a criação de delicados desenhos - Projeto de Interiores Art Base (Gustavo Galhardo) (Fotos: Divulgação Cerâmica Atlas)
Bonita e segura: A iluminação ideal para a sua piscina
Delimitar espaços
Essa é uma solução interessante especialmente para quem mora em espaços pequenos. Ao invés de utilizar móveis, objetos ou cobogós, que tal demarcar os ambientes com a alegria das pastilhas? É só incluir faixas coloridas do revestimento para realizar a divisão. Outra ideia divertida é mesclar materiais diferentes no piso, como o cimento queimado, o porcelanato, ou a madeira, juntamente com a composição de pastilhas. Assim, é possível criar desenhos e formas, além de dividir o lar de forma elegante. Dica: Na dúvida, converse com um profissional do segmento a fim de escolher a diagramação mais adequada.
Foto 1: Pastilha hexagonal Barents em combinação com o piso de cimento queimado na sala de estar - Projeto de COA Arquitetos Associados (Foto: Luis Gomes)
Foto 2: Projeto de Roberta Nakazone e Xuxu Guimarães com o revestimento Catânia, no formato 10cm x 10cm, que faz a divisão do ambiente (Foto: Rita Bonanata)
Mix de pastilhas
Já que o assunto é originalidade na hora de compor os espaços, também é possível investir em uma mistura de pastilhas de diferentes tamanhos e tonalidades, de forma que criem um efeito surpreendente. Dica: Na dúvida, consulte o arquiteto ou designer de interiores responsável pela obra, para que ele apresente uma paleta de cores harmônica, além de uma junção de tipos de pastilhas que valorizem cada ambiente.
Na cozinha do projeto de Andrade & Mello Arquitetura, as pastilhas Areia, no formato 5x5cm e Rubi (SG8409), no formato 2,5x2,5cm (Fotos: Luis Gomes)
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br