O sonho do primeiro apê em 24m²
Estúdios caem nas graças de mulheres que moram sozinhas e querem um espaço compacto, acolhedor, prático e fácil de limpar.
Com um perfil exigente de uma mulher emancipada e livre para buscar seu espaço no mundo, a proprietária desse apê compacto, de 24 m², vai morar sozinha e deu ao arquiteto a missão de transformar um imóvel com o básico entregue pela construtora.
Especialista em espaços compactos, o arquiteto Glaucio Gonçalves encarou o desafio já traçando o perfil da cliente com base numa metodologia criada por ele, revelando em sua personalidade uma tendência por espaços práticos e acolhedores. “O segredo é deixar o apê com a cara de quem vai morar, único e personalizado, e o perfil traçado pela metodologia orienta todo o projeto, atendendo a todas as necessidades da cliente em seu dia a dia”, explica Gonçalves
Cozinha: prática e acolhedora
De um lado, está a área molhada. A bancada já existente foi ampliada para a instalação do cooktop de duas bocas. Embaixo da pia ficou tudo bem organizado, com armários em tons de madeira com puxador cava no cinza, abrigando o forno micro-ondas; tem dois gavetões para armazenamento, uma coluna de gavetas, a lixeira embutida e porta basculante. Acima da área molhada, um revestimento com uma cor neutra fazendo uma composição com o tom de verde bem claro que está em todo o hall da entrada, inclusive na porta, marcando o espaço da cozinha.
No revestimento entre a pia e o armário superior foi instalado na parede o escorredor, que pode ficar fechado quando não está sendo usado. Acima, armários e duas prateleiras de apoio. Embaixo do armário, fita de LED para criar um ambiente acolhedor. Geladeira embutida no projeto de marcenaria, com duas prateleiras acima, tendo o fundo pintado em cimento queimado, para dar um contraste. Ao lado, ficou o armário vertical para colocar produtos de limpeza e vassouras.
Modernidade: Tecnologia de ponta transforma empreendimentos residenciais
Banheiro: com uma pegada de lavabo
O revestimento colocado no chão subiu pelas paredes do box, que tem duas portas de correr e uma fixa, para proporcionar mais espaço na passagem. Como a parede é estrutural, foi feita apenas uma prateleira de apoio no box para colocar shampoo. Nas demais paredes do banheiro, foi colocado rodameio, para separar o revestimento e a pintura. Foi instalado toalheiro térmico, que é imprescindível nos banheiros de studios que não têm ventilação natural. Gabinete com um gavetão e uma porta basculante para colocar roupa suja. Acima da pia, armário grande com espelho e duas portas, superútil, todo com prateleiras para acomodar os produtos de higiene pessoal. A pia existente foi mantida. A porta ficou verde por fora, igual a toda a cozinha, e, por dentro, na mesma tonalidade das paredes do banheiro – detalhes que fazem toda a diferença na decor.
Sala e quarto: dois em um
De dia, a ambientação da sala fica pronta para receber visitas ou curtir momentos de descontração e relaxamento, com o sofá fechado. À noite, o sofá vira uma cama confortável e aconchegante e ainda sobra muito espaço para a circulação.
Em frente, em toda a parede tem um armário com a TV ao centro e nichos decorativos nas laterais para compor toda a ambientação. Embaixo da TV, um nicho para colocar equipamentos eletrônicos e outro, superior, que pode acomodar livros e objetos de decoração.
A mesinha com rodinhas multifuncional que fica embutida na estante pode circular pelo apê e ser usada como mesa de apoio para as refeições. Colocada próxima ao sofá, com os dois pufs, pode servir de apoio para um jantar acomodando até quatro pessoas.
Ao lado do sofá tem um armário em L com gavetas e espaço para pendurar roupas, maleiro e uma das portas com espelho de corpo inteiro. Na parede onde está o sofá foi aplicado cimento queimado. Acima do sofá, três luminárias embutidas no gesso já existente, no qual foi feito um acabamento para embutir o suporte da cortina.
Varanda
Um escritório foi montado nesse espaço, com uma mesinha, duas prateleiras e luminária de mesa. Do lado oposto, a máquina de lavar de 9 kg ficou embutida em uma caixa de madeira com tampa. Como a máquina abre por cima, ficou camuflada e fácil de acessar os comandos. Acima, foi instalado um varal oculto e ainda tem a ventilação natural, que ajuda a secar as roupas mais rápido. Também tem um armário de armazenamento. Na janela uma cortina de enrolar para garantir momentos de privacidade.
Especializado em promover grandes transformações nesses espaços compactos, o arquiteto diz que “sem grandes quebra-quebras e com alguns truques e criatividade é possível vencer a metragem enxuta, proporcionando praticidade, funcionalidade e um pouco de privacidade ao morador de um studio”. Segundo ele, o importante é potencializar o que cada um tem de melhor, buscando evitar o que traz desconforto. “É essencial sincronizar o perfil do cliente com a decoração, deixando as tendências para trás”, garante. E conclui: “A nossa casa precisa ser um lugar que nos proporcione momentos de paz e prazer”.
Da redação
Para mais notícias, clique AQUI
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp