00:00
21° | Nublado

Crie espaços encantadores com livros
Estantes e prateleiras bem projetadas ajudam a personalizar o décor

Ordenar os livros de uma maneira esteticamente agradável é capaz de dar uma cara totalmente nova ao décor do espaço (Foto: Rafael Renzo) **Clique para ampliar

Publicado em 10/05/2023

Uma casa que reflete a personalidade dos moradores, com suas grandes paixões e hobbies permeando cada cantinho. Assim é o lar de um leitor. O melhor de tudo isso é que existem várias opções para incorporar a literatura no décor e, até mesmo, torná-la destaque no cômodo. A arquiteta Aiê Tombolato está acostumada a lidar com um amplo volume de exemplares na hora de planejar os projetos – já trabalhou com um acervo pessoal de mais de mil publicações – e tem muitas inspirações para compartilhar.

Essa história, envolvendo tantas publicações, começa com um cliente apaixonado por livros, que optou por adquirir um apartamento de 100 m² em um prédio novo, direto da construtora. Para garantir uma residência que atendesse à personalidade do morador, Aiê entrou em cena propondo um verdadeiro recomeço ao elaborar um desenho que tinha como destaque tudo que ele mais desejava: um espaço para expor sua vasta coleção literária, composto com peças de design brasileiro e elementos clean.


Recurso excelente para a funcionalidade de uma casa, prateleiras também são a ‘moldura’ perfeita para enquadrar coleções literárias (Foto: Mariana Orsi)

 

O refúgio particular do dono deste imóvel é a sua própria sala de estar – ou, melhor: sua sala de leitura. Seis prateleiras longas compõem a estratégia de Aiê Tombolato para garantir que o morador tivesse sua personalidade refletida no décor (Foto: Mariana Orsi)


“‘Muitos livros!’: essa sempre foi a primeira frase que o cliente me disse, nas 3 vezes que trabalhamos juntos. Neste apartamento, a sala tem a parede literalmente coberta de estantes, deixando somente o espaço para a porta de entrada”, conta a especialista. 

Partindo dessa premissa, o foco foi criar uma distribuição apropriada para o acervo de quase 1.500 livros do morador. Para alcançar esse objetivo, a arquiteta criou 6 prateleiras que percorrem a parede mais extensa da sala, realmente tornando os exemplares os protagonistas do ambiente.

O acabamento da estrutura, com fixação metálica na parede e grapas por trás do painel, foi feito em folha de carvalho natural de finalização fosca. 


Em vez de criar uma estante escondida em outro ambiente, ela ficou bem ampla na área social – vai de uma ponta a outra da parede (4.30 m de altura e 2.60 m de comprimento) e pode ser vista logo na entrada (Fotos: Mariana Orsi)

Prateleiras e estantes

Ao pensar em uma estante para abrigar livros, um dos primeiros passos é analisar a quantidade e peso das publicações, fator que influencia no layout a ser escolhido, bem como o suporte. Destes, existem diversos disponíveis no mercado, idealizados para aguentar de 50 kg a 160 kg, se instalados corretamente. 

Uma ampla parede branca, de frente para a cozinha, virou um painel de marcenaria com prateleiras de pouca profundidade, que passou a abrigar os livros da família e alguns objetos e imagens que contam histórias deles (Fotos: Rafael Renzo)

Uma dica certeira para fugir da desorganização e de uma manutenção muito assertiva do acervo são travas distribuídas em alguns pontos da estrutura, para evitar que as obras tombem para o lado. E, ainda, acrescenta bastante ao décor, dando a impressão de um porta-livros.

Décor com livros

É interessante selecionar uma edição que possua uma capa mais trabalhada, ou que tenha significado especial para os moradores, e deixá-la em destaque, apoiando-a contra a parede da estante.

Mas só o fato de ordenar os livros de uma maneira esteticamente agradável é capaz de dar uma cara totalmente nova ao décor do espaço, seja ele uma sala de estar ou, até mesmo, ambientes menores, como quartos e corredores. Para quebrar aquele visual de livraria tradicional, Aiê recomenda intercalar a forma de distribuição das publicações, colocando algumas em sequência vertical (em pé) e, as demais, na horizontal (uma em cima da outra).


Este recuo no quarto foi transformado em uma pequena estação de trabalho, predominantemente em marcenaria. A estante de menor escala traz cor, por meio dos livros e objetos decorativos (Foto: Rafael Renzo)

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br