Nova frota de drones garante respostas mais rápidas em SC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue apostando na tecnologia para garantir mais eficiência no atendimento de ocorrências. Em 2025, a corporação destinou R$ 450 mil à compra de 10 drones de última geração, reforçando a frota usada em todo o estado para operações de busca, monitoramento e resgate.
Segundo o comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, o investimento fortalece a capacidade de resposta da instituição. “Com equipamentos mais modernos, conseguimos atuar com mais rapidez, precisão e segurança, protegendo vítimas e bombeiros”, afirma.
Novos modelos e maior autonomia
Sete das novas aeronaves são do modelo DJI Matrice M30T, equipadas com câmeras térmicas e zoom de até 200 vezes. Elas são capazes de voar sob chuva, resistir a ventos de até 60 km/h e se manter no ar por até 45 minutos, ampliando o alcance e a qualidade das operações.
O último drone adquirido foi destinado ao batalhão de Balneário Camboriú. O equipamento é considerado referência para uso em condições climáticas adversas.
Frota em expansão
Atualmente, o CBMSC conta com 55 drones distribuídos pelos batalhões catarinenses. Nos últimos três anos, o investimento total em modernização foi de R$ 790 mil, com a compra de 34 aeronaves.
As primeiras operações com drones ocorreram em 2017, em Tijucas, na busca por uma pessoa desaparecida em um rio. Desde então, a tecnologia se tornou parte da rotina da corporação.
Atuação em desastres e ocorrências diárias
O recurso também tem sido usado em grandes tragédias, como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e a tragédia no Rio Grande do Sul em 2024. No dia a dia, os drones ajudam em buscas por desaparecidos, avaliação de áreas atingidas por desastres e detecção de focos de incêndio.
De acordo com o capitão Pedro Cabral Reis, chefe da Câmara Técnica de Operações com RPAS, a tecnologia tem papel direto na preservação de vidas e patrimônio. “As imagens em tempo real indicam com precisão onde as equipes devem atuar. Em incêndios florestais, as câmeras térmicas identificam focos que não seriam visíveis a olho nu, garantindo um combate mais eficiente”, explica.
Leia também:
- Governador de SC é alvo de ameaça de morte
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


