00:00
21° | Nublado

AVOC amplia empréstimo de perucas em SC

AVOC amplia empréstimo de perucas em SC
O serviço do CEPON alia solidariedade e acolhimento, ajudando a recuperar autoestima e confiança durante a quimioterapia. (Foto: SECOM)

Publicado em 30/10/2025

A Associação de Voluntários do CEPON (AVOC) registrou crescimento significativo no empréstimo de perucas para pessoas em tratamento oncológico em Santa Catarina. De janeiro a setembro de 2025, 162 perucas foram disponibilizadas, contra 123 no mesmo período do ano anterior, representando um aumento de 31,7%.

Apoio emocional durante o tratamento

No Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o serviço vai além da estética: ajuda pacientes a recuperar autoestima e confiança em um momento delicado do tratamento. A perda de cabelo, efeito comum da quimioterapia, é uma das etapas mais sensíveis, e ações como esta reforçam a humanização do cuidado.

“O empréstimo de perucas evidencia nosso compromisso com a atenção integral ao paciente oncológico”, afirma o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet.

Acesso para todo o Estado

Segundo o presidente da AVOC, Mário Honorato, este é um dos serviços mais procurados e simbólicos da associação. Hoje, pacientes de qualquer região de Santa Catarina podem solicitar uma peruca, mesmo que não estejam em tratamento no CEPON, desde que apresentem documentação comprobatória.

Doações garantem continuidade do projeto

O banco de perucas da AVOC é mantido graças a doações de cabelo, que são transformadas em perucas por voluntárias especializadas. As mechas devem ter no mínimo 20 cm, naturais ou químicas, limpas, secas e amarradas.

As doações podem ser entregues na sede da AVOC, no CEPON (Rodovia Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi, Florianópolis), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

 

 

 

Siga-nos no Google notícias

Google News