00:00
21° | Nublado

Cresce o número de mulheres no mercado de trabalho


Publicado em 08/03/2016

Sensíveis, corajosas e guerreiras, uma fórmula que vem transformando as mulheres em presidentes de multinacionais e empreendedoras de grande sucesso. Elas têm conseguido ampliar a inserção no mercado de trabalho nos últimos anos e, para muitas, o empreendedorismo vem sendo uma saída para o cenário de incertezas econômicas.

Segundo o estudo “Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras nas Micro e Pequenas Empresas 2014-2015”, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de mulheres no mercado de trabalho cresceu 22,8% entre 2003 e 2013, atingindo 41,1 milhões, ou seja, 42,5% do total de trabalhadores formais no país. Destas, 7,3 milhões são donas de micro e pequenas empresas (MPEs) e 2,6 milhões são microempreendedoras individuais (MEIs).

Em Santa Catarina, mais de 270 mil mulheres estão à frente de MPEs e 92 mil são MEIs. Programas do Governo do Estado de incentivo ao desenvolvimento econômico auxiliam na criação de oportunidades. Exemplos disso são: Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Zortéa, na região Serrana de Santa Catarina, onde um grupo com 62 mulheres agricultora trabalha de maneira informal com produtos coloniais e orgânicos de doces, geleias e conservas. Já as 12 artesãs da Associação Artesanato Veredas Santa Helena, de Joaçaba, trabalham transformando restos de lã de ovelha, que seriam descartados, em cobertores, tapetes, mantas, entre outros.