00:00
21° | Nublado

Ciclone bomba ameaça Sul do Brasil

Ciclone bomba ameaça Sul do Brasil
Litorais gaúcho e catarinense estão em alerta laranja para ventos costeiros até terça-feira. (Foto: Divulgação)

Publicado em 08/09/2025

Um ciclone extratropical, popularmente chamado de “ciclone bomba”, deve impactar a região Sul do Brasil nesta semana, trazendo chuvas intensas e ventos fortes, segundo meteorologistas da MetSul. O fenômeno se forma a partir de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, com queda abrupta de pressão que acelera sua intensificação.

Sul em alerta: ventos e chuva intensa

Os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão em alerta laranja para ventos costeiros pelo menos até terça-feira (9), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Além disso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul permanecem sob alerta amarelo para tempestades.

Na costa gaúcha, os ventos podem alcançar 50 km/h a 70 km/h, enquanto os volumes de chuva devem variar entre 50 mm e 100 mm, atingindo todas as regiões do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná.

Trégua a partir de terça-feira

Apesar da intensidade do fenômeno, o ciclone bomba deve se deslocar rapidamente em direção ao Oceano Atlântico na terça-feira, diminuindo seu impacto sobre o continente. Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, “quando estiver muito profundo sobre o Atlântico, o ciclone não deve trazer impactos significativos na terra firme”.

A saída do sistema dará lugar a ar seco e frio, garantindo tempo mais firme a partir da noite de terça-feira. Na quarta-feira, as mínimas serão menores que nos dias anteriores, mas não há previsão de frio intenso. Ainda segundo Estael, o ar quente retorna rapidamente ao Sul, elevando novamente as temperaturas ao longo do dia.

Outras regiões do país

O Sudeste terá mudança no tempo a partir de quinta-feira (11), com a chegada de uma segunda frente fria que deve provocar queda de temperatura e instabilidade, especialmente na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No Norte, os estados do Amazonas e Roraima concentrarão a maior parte da precipitação. O Nordeste terá pancadas de chuva no litoral, enquanto o Centro-Oeste registra tempo predominantemente seco, com chuvas isoladas apenas no Mato Grosso do Sul. No Sudeste, a precipitação também deve se restringir à região litorânea.

 

Leia também:

- Assembleia de SC recebe 20 novos projetos de lei

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI