00:00
21° | Nublado

Assembleia de SC recebe 20 novos projetos de lei

Assembleia de SC recebe 20 novos projetos de lei
Uma das propostas trata da atualização da legislação sobre segurança nos bancos. (Foto: Chico Camargo/Arquivo/CMC)

Publicado em 08/09/2025

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) começou a tramitar, na última semana, vinte projetos de lei de autoria parlamentar, abrangendo temas como segurança, saúde, cultura, esporte e direitos dos servidores públicos. Todas as propostas foram encaminhadas para análise das comissões permanentes.

Os projetos incluem iniciativas que vão desde ações educativas em escolas até a criação de datas comemorativas, passando por regulamentações para servidores com fibromialgia e a ampliação de modalidades esportivas nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Educação e segurança no foco

Dois projetos apresentados pelo deputado Marcos da Rosa (União) propõem incluir ações educativas nas escolas de ensino básico voltadas à segurança. O PL 603/2025 busca conscientizar estudantes sobre prevenção de acidentes de trânsito, formando cidadãos multiplicadores de boas práticas. Já o PL 604/2025 tem como objetivo promover a segurança no ambiente de trabalho, alertando os alunos sobre riscos laborais.

Saúde e cannabis medicinal

A deputada Paulinha (Podemos) apresentou dois projetos relacionados à medicina baseada em cannabis. O PL 608/2025 propõe a inclusão de conteúdos sobre o sistema endocanabinoide e o uso de medicamentos à base de cannabis nos cursos de graduação da área da saúde. Complementando essa iniciativa, o PL 609/2025 cria a Rede de Apoio e Mentoria para profissionais de saúde, orientando sobre prescrição e uso da planta medicinal.

Cultura e lazer em pauta

O deputado Marquito (Psol) sugere ampliar o Sistema Estadual de Cultura (Siec) com a inclusão do cinema e audiovisual em Santa Catarina (PL 611/2025). Além disso, o deputado Volnei Weber (MDB) propôs duas iniciativas para valorizar a cachaça local: a instituição da Semana da Cachaça Catarinense (PL 618/2025) entre os dias 7 e 13 de setembro e o Dia Estadual da Cachaça Catarinense (PL 619/2025), celebrado em 8 de setembro.

No campo esportivo, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) busca incluir Pádel e Badminton nos Jogos Abertos de Santa Catarina (PL 612/2025).

Regulamentações e direitos dos servidores

Entre as propostas voltadas a regulamentações, o PL 605/2025, também de Napoleão Bernardes, atualiza normas sobre agências bancárias em Santa Catarina, dispensando exigências de segurança para postos que não manuseiam dinheiro em espécie.

O deputado Maurício Peixer (PL) apresentou o PL 622/2025, que permite reduzir a jornada semanal de trabalho de servidores públicos com fibromialgia em até quatro horas. Já o deputado Mauro De Nadal (MDB) busca alterar a lei estadual de taxas (PL 621/2025), incluindo cobrança na renovação de credenciamento de pessoas jurídicas e profissionais liberais.

Por fim, o deputado Adilson Girardi (MDB) institui a Semana Estadual da Educação Financeira, a ser celebrada na segunda semana de maio (PL 623/2025).

 

Leia também:

- Ciclone bomba ameaça Sul do Brasil

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI