00:00
21° | Nublado

Assembleia de SC avalia 22 novos projetos de lei

Assembleia de SC avalia 22 novos projetos de lei
Entre os projetos estão penalizações para brigas em eventos esportivos e proteção contra disparos massivos de mensagens. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Publicado em 16/09/2025

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) passou a analisar, na última semana, 22 novos projetos de lei apresentados por deputados estaduais. Entre as iniciativas, estão propostas que vão desde penalização de atos violentos em eventos esportivos até a valorização cultural e medidas de proteção aos cidadãos contra o telemarketing abusivo.

Combate à violência em eventos esportivos

Um dos projetos de destaque, o PL 636/2025, de autoria do deputado Mário Motta (PSD), propõe penalidades para pessoas que participarem de brigas generalizadas relacionadas a eventos esportivos, dentro ou fora de estádios, ginásios e outros locais de prática esportiva. O texto prevê multa de R$ 1 mil e impede os infratores de receber benefícios sociais e fiscais vinculados a programas do Estado.

Proteção contra disparos massivos de mensagens

O PL 635/2025, apresentado pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), amplia a Lei 15.329/2010, responsável pelo cadastro de bloqueio de telemarketing. A proposta inclui como prática abusiva o envio em massa de ligações e mensagens eletrônicas através de bots ou softwares automatizados, buscando reduzir o incômodo à população.

Fomento ao desenvolvimento regional

Outra iniciativa importante é o PL 647/2025, do deputado Fabiano da Luz (PT), que cria o Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina. A proposta prevê um espaço de diálogo entre instituições, identificação de potencialidades regionais e articulação de políticas públicas integradas, com foco no desenvolvimento econômico, social, ambiental e territorial do estado.

Valorização cultural e municipal

No campo cultural, o PL 633/2025, de autoria do deputado Adilson Girardi (MDB), institui o Dia Estadual do Flashback, a ser celebrado anualmente no primeiro sábado de outubro. O objetivo é resgatar e valorizar produções musicais das décadas passadas.

Além disso, o PL 646/2025, apresentado pelo deputado Marcos Vieira (PSDB), propõe a denominação do município de Vargem Bonita como "Terra do Papel e da Embalagem", reconhecendo a importância econômica da região nesse setor.

Outros projetos em tramitação

Entre os demais projetos protocolados na Alesc, há medidas relacionadas ao telemarketing, ao desenvolvimento regional e a homenagens culturais. Todos agora seguem para análise nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa, onde serão debatidos antes de seguirem para votação.

 

Leia também:

- Recorde de empregos formais impulsiona sensação de segurança

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI