00:00
21° | Nublado

Um Pinocchio à Beira-mar
Versão florianopolitana traz requinte da gastronomia paulistana à Capital

Um dos destaques da noite foi o Agnolotti de ricota de búfala e tartufo negro, servido na manteiga (foto: Divulgação)

Publicado em 03/04/2025

Há alguns anos, o chef executivo (e proprietário) do famoso Restaurante Pinocchio, localizado nos Jardins, área nobre da capital paulistana, Marcelo Mussi, veio a Florianópolis com a noiva. Mussi é na realidade um capitulo à parte. Há 20 anos na gastronomia, o jovem chef é formado pelo renomado Cordon Bleu Paris em 2003, passou pelos Hoteis Ritz Paris e Lenotre, para depois trabalhar em restaurantes na Itália e Espanha. Atualmente comanda o Pinochio Cucina e Magari SAN, em São Paulo.

Durante o passeio pela Av. Beira-Mar, em Floripa, Marcelo visitou a Pizzeria Milano. E conhecer a Milano é também conhecer a criadora deste conceito: a mestre pizzaiola Grace Fraschini, uma italiana cinco vezes campeã mundial da pizza na Itália, representando o Brasil.

A sinergia entre os dois foi imediata, e rapidamente se tornaram amigos. Depois de várias conversas, Marcelo decidiu incluir pizzas no Pinocchio paulistano. Para isso convidou Grace para uma consultoria de pizzas para seu restaurante. Ela aceitou o convite, e a parceria cresceu.

Em 2023, uma sucessão de coincidências, o prédio onde funcionava a Milano foi vendido, levando a pizzaria a se mudar para a Rua Esteves Júnior. E cerca de um ano depois, Grace comentou com Marcelo que havia se desfeito da Milano e que, caso ele precisasse, ela estaria à disposição em Florianópolis. Mas Marcelo foi além: revelou o desejo de abrir uma unidade do Pinocchio na capital catarinense.

E assim foi feito. Em outubro de 2024, Marcelo iniciou sua empreitada em Florianópolis, e a nova casa foi inaugurada em dezembro do mesmo ano. Agora, no início de março, passada a movimentada temporada de turismo, fomos conhecer o Pinocchio florianopolitano.

O espaço do restaurante , em Florianópolis, é surpreendente. Localizado na esquina da Av. Beiramar Norte com a Rua Altamiro Guimarães, o simpático "sobrado" já encanta pela decoração contemporânea e pela vista deslumbrante para a Baía Norte. Os clientes podem apreciar essa vista enquanto desfrutam de uma refeição tranquila, sem serem incomodados pelo movimento, proporcionando uma experiência única à beira-mar.

Já bastante apreciado por sua autêntica gastronomia italiana, o Pinocchio tem o chef executivo Marcelo Mussi na liderança da cozinha, com receitas inigualáveis trazidas da matriz em São Paulo. As pizzas são preparadas pela italianíssima Grace Fraschini. Estivemos no Pinocchio Floripa para conhecer e realmente verificar a autenticidade desta tão comentada gastronomia, já que em meados do ano passado, conhecemos o Pinocchio paulistano.

O Espaço e (a alta) gastronomia

A chegada ao Pinocchio já surpreende pelo ar contemporâneo do espaço. Com o bar ao fundo, o ambiente na entrada é muito agradável com a figura do simpático bonequinho dando boas vindas. Fomos direcionados para uma mesa na varanda, com um visual espetacular.

                  

 

 

 

 

 

 

 

 

Como era nossa primeira vez, nossa host sugeriu que optássemos por um menu degustação, ou seja conhecer um pouco de cada um dos pratos servidos. Para harmonização também seguimos a indicação do sommelier Antônio, e optamos por um vinho rose do mediterrâneo, o Magnat, para acompanhar as entradas e um tinto, o Porcupine Rigde, da Africa do Sul para harmonizar com as massas e carne.

 

Vamos também compartilhar as fotos desta jornada gastronômica.

O serviço ficou por conta do excelente maître Jair Gomes, e logo na entrada, chegaram as mais que deliciosas focaccia e a mini (nem tão mini) Pizza de Catupiry e Tartufo (abaixo), criadas pela Grace Fraschini.

 

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Em seguida uma novidade, o Steak Tartare, repaginado! Ele é rapidamente imerso no óleo, formando uma crosta, mas com o interior cru, e é acompanhado com um delicioso molho de pimenta. A seguir, fomos apresentados ao agnoloti de ricota de búfala e tartufo negro servido na manteiga (abaixo à esquerda), um prato que já deixou saudades rs.

 

                   

 Ah quase esqueci de comentar, com as massas trocamos o   vinho e iniciamos com o Cabernet Sauvignon, a segunda   massa já é uma das best sellers da casa, o Gnocchi de   batata   com queijo Fontina (D) nos surpreendeu! Uma pequena pausa para refletirmos os sabores enquanto degustamos o ótimo vinho sul africano. Para em seguida irmos para os pratos principais. Isso mesmo, você leu certo, os pratos!

 

Para os (pratos) principais, voltamos ao mar, com o super delicioso risoto al mare (esq. abaixo)), que a foto já fala por si, e com isso retornando ao vinho rosé, dando um "respiro extra" ao tinto que mais adiante iria acompanhar o surpreendente Filetto au Poivre (abaixo à Dir.) , um tornedor de Mignon com molho cremoso de pimentas secas acompanhado de batatas fritas. Pratos de destaque que levaram a refeição a um nível ainda mais elevado.

                   

 

 

 

 

 

 

 

Sobremesas

As sobremesas são um capítulo à parte. O creme de caramelo al Pistacchio é muito mais que um simples creme, é divino. Já a clássica Banoffee surpreende pela textura e  suavidade. Deixamos o cafezinho para a próxima visita.

         

 

 

 

 

 

 

 

A experiência no Pinocchio foi uma verdadeira jornada gastronômica, não apenas pelas combinações de sabores, mas também pela forma como o ambiente e o serviço elevaram a refeição a um patamar paulistano à beira-mar.  

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?