Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 02/05

CPI do INSS
O senador Esperidião Amin (PP-SC) foi um dos primeiros a assinar requerimento para constituição de uma CPI para investigar o caso do afano dos aposentados e pensionistas do INSS. Diz que “foi uma roubalheira feita com muita crueldade”. A propósito, o corruptíssimo ministro da Previdência, Carlos Lupi, quando vai ser demitido?
Injuriada
A 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro aceitou queixa-crime da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) contra o influenciador e youtuber Felipe Neto. Ela diz que dia 13 de junho de 2024, Felipe Neto insinuou, em sua conta no X, antigo Twitter, que a parlamentar, ao utilizar uma tiara de flores, uma espécie de marca registrada, estaria fazendo apologia ao movimento nazista.
COP 30
Os parlamentos estaduais brasileiros querem participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30, em Belém, nos dias 10 e 11 de novembro. O deputado Mauro de Nadal (MDB) representou a Assembleia Legislativa de SC num encontro para discutir isso na capital paraense, semana passada, e foi municiado de informações. Dentre elas de que SC produz e preserva: ao mesmo tempo em que o 30% do seu PIB é resultado do agronegócio, tem 38% do seu território coberto por florestas nativas e registrou o maior percentual de redução de desmatamento da Mata Atlântica, com 86%. E isso mostra que o desenvolvimento de SC é sustentável.
Peixe na merenda
A inclusão da carne de peixe e derivados na merenda escolar de todo o país será votada pela Comissão de Educação do Senado, amanhã. O projeto de lei 1.167/2024 é do senador Jorge Seif (PL-SC), que foi secretário Nacional de Pesca e Aquicultura do governo Bolsonaro entre 2019 e 2022 e é familiarmente ligado a um grupo empresarial na área com operações em Itajaí.
Lei constitucional
O Supremo Tribunal Federal julgou constitucional uma lei de SC que prevê a distribuição gratuita pelo SUS de análogos de insulina a pessoas com diabetes tipos 1 e 2 inscritas em programa de educação para diabéticos. A lei estadual 17.110/2017 foi questionada pelo governo de SC, que alegava, entre outros pontos, que a norma, por ter origem parlamentar, teria invadido a competência privativa do Poder Executivo.
Revisionismo na UFSC
O Conselho Universitário da UFSC está analisando um rumoroso processo para decidir se tocará adiante ou não recomendação da Comissão Memória e Verdade (CMV), da própria instituição, para retirar o nome de João David Ferreira Lima, seu fundador e o primeiro reitor (1962-1972), falecido em 2001, da denominação do campus-sede, localizado no bairro Trindade, em Florianópolis. A comissão diz haver necessidade de “reavaliação de homenagens concedidas anteriormente àqueles que praticaram comprovadamente denunciações e perseguições durante a ditadura civil-militar”.
Revisionismo na UFSC 2
Formando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ferreira Lima também presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e foi secretário da Fazenda do governo de SC em dois governos. Participou de conferências internacionais, apresentou trabalhos sobre administração universitária e foi condecorado com o título de doutor honoris causa. Na UFSC, recebeu o título de cidadão emérito, além de um busto de bronze na Praça da Cidadania, em frente à reitoria. Será que estas homenagens também?
Parceria
O governador Jorginho Mello sempre que pode dá voz à Fiesc, a quem até presta contas. Como fez sexta-feira o secretário Cleverson Siewert, da Fazenda, que foi na sede da entidade fazer um balanço das principais ações de seu governo no incentivo a negócios e reafirmar compromissos caros. De não aumentar impostos, em especial.
Sapucaí em BC
A prefeitura de Balneário Camboriú está negociando com a escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro a realização de eventos na cidade e catarinense, além de uma possível homenagem na Marquês de Sapucaí, na forma de samba-enredo, no Carnaval de 2027 ou 2028.
Pequenos marajás
Cidades pequenas, diminutas até, gastam fortunas com e salários no primeiro escalão, conforme levantamento da “Folha de S. Paulo”. SC comparece com um caso escabroso: Lajeado Grande, de apenas 1.771 habitantes, que em 2023 criou um programa de incentivo a sistemas individuais de tratamento de esgoto. Com 13º salário, prefeito, vice, seis secretários e uma assessora custam R$ 865 mil mensais. O município prevê arrecadar R$ 1,2 milhão em impostos e taxas municipais neste ano.
Resistência
Apesar do imenso aparato montado e das pesadas multas, a Polícia Militar de SC ainda registrou seis ocorrências da infame farra do boi na Operação Quaresma. Três em Bombinhas, duas em Governador Celso Ramos e uma em São João Batista.
Pagando dobrado 1
O governo apressa-se em informar que vai ressarcir aposentados e pensionistas que foram afetados por este escândalo dos descontos indevidos do INSS. Já o contribuinte indefeso olha aflito para esta iniciativa, já que colocado desta forma o erário vai pagar dobrado, primeiro pelo vazamento do recurso da fraude e depois pelo ressarcimento.
Pagando dobrado 2
Neste episódio, vale lembrar que a Controladoria-Geral da União (CGU) alertou a direção do INSS sobre desvios bilionários de benefícios de aposentados e pensionistas do País em setembro de 2024, sete meses antes da operação da Polícia Federal. E o corruptíssimo (argt!!!!) ministro da Previdência, Carlos Lupi, nada fez.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
