MuyCinema exibe obra premiada em sessão única no CIC
Programação inclui curtas catarinenses, longas uruguaios e shows musicais

Entre os dias 1º e 5 de outubro, a Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, será palco da 7ª edição da Mostra de Cinema Uruguaio - MuyCinema. O evento fortalece os laços culturais entre Brasil e Uruguai por meio da exibição de filmes, shows e espaços de conexão entre realizadores e público. Toda a programação é gratuita e as noites começarão sempre com um curta catarinense (mostra MuySC), seguidos de um longa-metragem uruguaio. No sábado à tarde tem programação especial para o público infantil e na última noite, Seba Zinola y La del Sur encerram o evento com um show musical autoral de candombe canción.
A cada edição, a Mostra se reinventa sem nunca perder sua essência: ser um espaço de encontro entre cinematografias, afetos e modos de olhar o mundo. Não por acaso, traz uma sessão única do longa “Agarrame Fuerte” na abertura da Mostra. A obra ganhou o Prêmio Nora Ephron no Festival de Tribeca, nos EUA, em 2025, e acaba de ser indicado para representar o Uruguai no Oscar 2026. A atriz Eva Dans, que esteve na 6ª edição da Mostra como protagonista e diretora do filme “Carmen Vidal Mujer Detective”, está no elenco de “Agarrame Fuerte” e volta a estar presente na abertura deste ano.
Nesta edição, os filmes uruguaios percorrem desde narrativas íntimas sobre amizade, identidade e memória (Agarrame fuerte, El cuarto de Leo), até registros históricos e políticos (Jorge Batlle – Entre el cielo y el infierno), passando pelo suspense psicológico (Una luz afuera) e pelo gesto afetivo da música como herança cultural (Amigo lindo del alma). “São obras que demonstram a amplitude e maturidade de uma cinematografia capaz de transitar entre delicadeza, crítica e experimentação”, diz Esteban Campanela, responsável pela curadoria dos filmes uruguaios e um dos idealizadores da Mostra.
“Agarrame Fuerte”, dirigido por Ana Guevara Pose e Leticia Jorge Romero, integra a programação gratuita da MuyCinema.
Um brinde especial na primeira noite reforça o caráter da Mostra como espaço de encontro entre cineastas e público em Florianópolis. Desde a entrada dos curtas catarinenses na programação, o diálogo entre obras e realizadores dos dois países ampliou o propósito inicial de celebrar o cinema uruguaio. Na última edição, inclusive, duas produtoras iniciaram conversas sobre uma possível coprodução internacional. Para Esteban, esse movimento confirma a vocação do evento: “a cada edição conseguimos ampliar o diálogo com o público brasileiro, e é justamente essa conexão entre culturas que fortalece o projeto”, afirma.
A MuySC, que tem curadoria do ator e diretor Renato Turnes, reúne curtas catarinenses que dialogam com os longas uruguaios exibidos na sequência, criando um jogo de espelhos entre linguagens, narrativas e olhares sobre questões atuais da sociedade. “O luto, a violência, a adolescência, a memória e a resistência estão nas vozes de diferentes gerações e trajetórias pessoais que se transformam em arte e experimentações formais, o que reafirma o vigor da produção audiovisual local”, observa Turnes.
Sessão América Latina
No sábado, 4 de outubro, a Mostra de Cinema Uruguaio soma forças ao Cineclube da Mostra de Cinema Infantil para apresentar a Sessão América Latina, uma seleção de curtas de seis países do continente voltados ao público infanto-juvenil. Ao aproximar diferentes culturas por meio do olhar das crianças, a sessão reforça o sentido de pertencimento latino-americano e amplia o espírito de interculturalidade que guia a Mostra.
Cinema e música
De acordo com Ricardo Botana, idealizador da Mostra junto a Esteban Campanela, encerrar o evento com o documentário “Amigo lindo del alma” e, logo depois, com o show de Seba Zinola y La del Sur, tem um sentido simbólico profundo. Isso porque o filme resgata a obra de Eduardo Mateo, músico essencial da cultura uruguaia, cuja influência segue viva através de seus colaboradores e intérpretes. Já a banda, formada espontaneamente na edição passada da Mostra para celebrar o candombe, representa a força do encontro e da continuidade cultural. “Reunir essas duas atrações em uma mesma noite é afirmar que a memória e a criação caminham juntas, mantendo pulsante a tradição e a identidade do Uruguai”, conclui.
Toda a programação da 7ª Mostra de Cinema Uruguaio é gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir das 18h30 no local e são limitados à capacidade da sala. Mais informações, classificação indicativa e medidas de acessibilidade estão disponíveis no site.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
