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Ponte moderna traz nova rota e mais fluidez
Liberação da faixa direita começa nesta sexta, às 8h30, no sentido Centrinho–Rendeiras

Ponte moderna traz nova rota e mais fluidez
A estrutura tem 214 metros, ciclovia bidirecional e passeios largos, e integra um projeto de revitalização mais amplo da região, que inclui praças, boulevard e um novo terminal lacustre. (Foto: Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 03/07/2025

A partir das 8h30 desta sexta-feira, 4 de julho, veículos já poderão circular parcialmente pela nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A liberação ocorrerá na faixa da direita, sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras. A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades como o prefeito Topázio Neto, o governador Jorginho Mello e lideranças locais.

Embora a estrutura já esteja asfaltada, sinalizada e iluminada, o trânsito será inicialmente restrito a apenas uma faixa. O tráfego no sentido contrário continuará pela ponte antiga, que segue em operação até a conclusão total da nova travessia.

Como vai funcionar o trânsito

Para acessar a nova ponte, motoristas que estiverem na SC-404, no Centrinho da Lagoa, devem entrar pela lateral da rótula na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira. Já os condutores que vierem das Rendeiras continuarão utilizando a ponte atual e, ao chegar ao Centrinho, poderão seguir à direita em direção ao Canto dos Araçás ou reto pelo Centrinho.

Obra estrutural e benefícios

Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a nova ponte conta com duas faixas de rolamento, ciclovia bidirecional e passeios para pedestres em ambos os lados. A altura da estrutura — três vezes maior que a da ponte anterior — permitirá melhor passagem de embarcações e maior oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, com impacto ambiental positivo.

A travessia tem ainda um projeto arquitetônico arrojado, com guarda-corpos e estrutura em concreto armado, e está posicionada à direita da ponte antiga, considerada hoje insuficiente para o fluxo da região.

Revitalização do entorno e etapas futuras

Desde o início da obra, em abril de 2023, diversas etapas foram concluídas: nove pilares, cabeceiras com aterros de rocha, estrutura de concreto da via, ciclovia e passeios públicos, além de barreiras de proteção e guarda-corpos. O entorno também está passando por transformações. Um deck de madeira de 100 metros quadrados já liga o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira à ponte atual.

Uma nova praça está em implantação no Centrinho, entre a ponte antiga e o Supermercado Chico. Com área de 650 metros quadrados, o espaço contará com piso em concreto, bancos, mesas, paisagismo, iluminação qualificada, sanitários acessíveis e lixeiras.

Após a demolição da ponte antiga, será possível abrir novas frentes de trabalho para implantar um boulevard com deck de madeira e guarda-corpo metálico, voltado à contemplação da paisagem. Também está prevista outra praça no lado oposto, junto à cabeceira da antiga ponte próxima à Avenida das Rendeiras. Esses dois espaços — boulevard e praça — não serão interligados.

A revitalização completa do entorno está prevista para ser finalizada no segundo semestre de 2025.

Terminal lacustre já em operação

Desde outubro de 2024, o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira está em funcionamento. Localizado a cerca de 40 metros do antigo terminal, sentido Rendeiras, o espaço conta com área de espera coberta, bancos de madeira, sanitários com acessibilidade, bicicletários, sistema de controle de acesso e zeladoria. As embarcações que fazem a travessia para a Costa da Lagoa operam a partir do local.

Investimento e licenciamento

As obras são executadas pela Cejen Engenharia Ltda., com previsão de dois anos de duração e investimento de aproximadamente R$ 53 milhões. O projeto possui todas as licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), além das autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.

Com a nova estrutura e melhorias no entorno, Florianópolis se prepara para oferecer mais fluidez ao trânsito, mais segurança para ciclistas e pedestres e um cenário urbanístico mais harmonioso na Lagoa da Conceição.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

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