Patinetes elétricos voltarão à cidade
Prefeitura entregou alvará nesta sexta-feira para empresa que fará a operação
Nesta sexta-feira, 05, foi entregue o alvará para operação de patinetes elétricos em Florianópolis. Há alguns anos, a capital catarinense passou por essa experiência, mas na época, não foi bem sucedida. Era frequente os moradores se depararem com patinetes "jogados" no meio de calçadas - especialmente na Avenida Beira-Mar Norte, onde havia algumas estações-, e também com alguns acidentes provocados pelo mal uso.
No entanto, o prefeito da Capital, Topázio Neto, e o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Ed Pereira, afirmaram que tanto a empresa quanto a prefeitura terão responsabilidades: a primeira, com o sistema de segurança; a segunda, com o planejamento. De acordo com Ed Pereira, o patinete terá limite de velocidade de 25 km/h. "A pessoa que estiver dirigindo acima dessa velocidade e subindo e descendo as calçadas, por exemplo, será penalizada e proibida de utilizar o aplicativo. Cabe a nós (prefeitura) entendermos as gravidades que possam ocorrer com a operação para evitá-las", afirmou o secretário.
Prefeito Topázio Neto e secretário Ed Pereira entregam alvará para a empresa Whoosh
Como funcionará
Para utilizar o patinete, o usuário precisará baixar o aplicativo da empresa, que funcionará por geolocalizador, e acessar o QR code para conectar com o veículo. De acordo com a Prefeitura, os pontos da cidade onde ficarão as estações ainda estão sendo estudados e devem ser definidos em breve. Através de estações virtuais, o usuário saberá se existem patinetes disponíveis para uso naquele momento.
Maior pista de skate street de SC será inaugurada na Capital
O patinete é individual e tem freio nas duas rodas, sendo mais seguro e estável. Tem uma balança que automaticamente pesa o usuário, não permitindo uma segunda pessoa. A partir do momento em que o usuário devolvê-lo na estação e se distanciar dela com seu celular, automaticamente o patinete será desligado.
Contrato temporário
Primeiramente, o contrato será temporário, de dois meses, podendo ser estendido ou não, de acordo com a experiência obtida nesse período, por dois anos. Os novos equipamentos estarão disponíveis a partir do final de maio, pela empresa europeia Whoosh, que possui uma frota com cerca de 20 mil patinetes elétricos, e funcionará através de aplicativo móvel. Ela está presente em seis países como Portugal, Rússia e Polônia.
Bicicletas elétricas
Outra novidade anunciada pela Prefeitura nesta sexta-feira, é a vinda de bicicletas elétricas compartilhadas para a Capital, em julho. De acordo com o secretário Ed Pereira, a Prefeitura já assinou contrato com a mesma empresa que presta serviços para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br