00:00
21° | Nublado

Pântano do Sul vira laboratório de brincadeiras criativas
Com materiais simples e foco em aventura, o novo circuito busca transformar a experiência infantil nas áreas públicas

Pântano do Sul vira laboratório de brincadeiras criativas
Novo circuito infantil instalado no Pântano do Sul propõe brincadeiras mais livres, com desafios físicos e cognitivos, utilizando materiais simples e maior interação com o ambiente. (Foto: PMF)

Publicado em 29/07/2025

Um novo conceito de área de lazer está sendo testado em Florianópolis. No campo do Pântano do Sul, entre os bairros Pântano do Sul e Açores, a Prefeitura instalou um circuito de brinquedos criativos que desafiam o corpo e a imaginação das crianças. A proposta é oferecer experiências de maior aventura e liberdade, com materiais simples como madeira, cordas e metal, promovendo desenvolvimento físico, cognitivo e social.

O projeto-piloto foi idealizado pela diretora técnica de Engenharia, Izabel Cristina de Jesus, que desde 2018 acompanha a manutenção de mais de 400 espaços de lazer na cidade. “A ideia surgiu do desejo de criar ambientes menos engessados, que promovam o movimento espontâneo e a descoberta. É algo pensado para crianças maiores, que querem explorar seus próprios limites com segurança”, afirma.

A engenheira destaca que o circuito não substitui os playgrounds convencionais, que continuam sendo mantidos com cercas e alto padrão de segurança, mas sim complementa a oferta de espaços com diferentes estímulos. “É uma forma de incentivar brincadeiras mais criativas, onde a criança tem que pensar, testar e interagir com o ambiente e com os adultos”, completa.

 

O circuito já desperta o interesse de crianças e famílias da região.

 

A execução do circuito ficou a cargo da empresa responsável pela manutenção dos equipamentos públicos, a Satélite Construções e Engenharia Ltda, que abraçou a proposta inovadora. A instalação foi feita junto ao campo da Ampsul, na Estrada João Belarmino da Silva, 450, com sete estruturas: degraus de madeira, escalada com corda, barra de bombeiro, cama de gato, barra de equilíbrio, rapel, cordinhas com metal e até uma pista para parkour.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, o circuito criativo pode se expandir para outras praças e áreas livres de Florianópolis, caso tenha boa aceitação por parte da comunidade. “Trata-se de um modelo mais acessível e com maior potencial de engajamento. Estamos atentos às reações para, então, ampliá-lo”, explica.

Além do novo circuito, a área de lazer tradicional do local também foi revitalizada, reforçando o compromisso da gestão com espaços públicos de qualidade. Para Izabel, a aposta na inovação já valeu a pena: “Desafiei a equipe e eles compraram a ideia. Amei o resultado, nem consegui completar o circuito inteiro!”

 

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI