00:00
21° | Nublado

Lançamento de 'Conversas em Mesas de Bar’' será nesta quinta-feira
Livro é escrito por Edison Flávio Macedo

A publicação é um compêndio de mais de 50 anos de vivências do autor nas confrarias da cidade, em especial, na Confraria Fome Zero, que reúne célebres da Capital (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 24/05/2023

Nesta quinta-feira, 25, o engenheiro eletricista Edison Flávio Macedo lança, em Florianópolis, sua mais nova obra, intitulada "Conversas em Mesas de Bar". A publicação é um compêndio de mais de 50 anos de vivências do autor nas confrarias da cidade, em especial, na Confraria Fome Zero, que reúne célebres da Capital. “A leitura é uma arte que desenvolvi ao longo da vida e é onde eu sempre busquei o equilíbrio entre o dia a dia das exatas e a paixão pelas palavras”, descreve Macedo, que conta com 20 obras publicadas e outras 12 já no prelo. O lançamento será das 18h às 21h no LK Design Hotel, no centro.

Manezinho da Ilha, logo cedo foi desbravar o mundo. A primeira parada foi em Porto Alegre, onde cursou Engenharia. Daquela época, guarda ainda bons e fiéis amigos e tantas histórias que sempre o permitiram permear entre duas ciências antagônicas, mas também complementares: as Exatas e as Humanas. São essas vivências que Macedo apresenta na obra, contextualizando as confrarias com que teve contato ao longo da trajetória de vida e direciona os holofotes para os diálogos dos encontros da Fome Zero, sediados no Trapiche, na Avenida Beira-Mar Norte.

Assim, ele descreve o perfil dos participantes mais assíduos, seus principais locais de encontro e as principais pautas das reuniões. “Já me questionaram: mas Macedo, quando é que falamos sobre temas tão ácidos como corrupção sistêmica e escalada da violência, por exemplo? E a resposta é simples: são temas que estão intrínsecos ao nosso dia a dia e não necessariamente precisamos abordá-los em um único encontro. É nesta questão que entra a magia de dar ritmo e coerência para as palavras conjugando ideias para a construção de um racional”, explica.

Alunos e professores criam extrusora de fios de impressão 3D a partir de garrafas PET

Alguns registros encontrados ao longo das 177 páginas são também vivências que o autor resgatou de suas memórias. “Muitas delas, justamente, daquelas quais nos últimos 60 anos tive contato direto ou indireto, seja com os confrades ou com as ‘estórias’”, aponta Macedo. O livro conta também com ilustrações, em cores, e fotos históricas que corroboram os causos narrados.

Na era da instantaneidade, Edison Flávio Macedo apresenta aos leitores a materialização de uma célebre afirmação: a melhor rede social é uma mesa rodeada de amigos. Inquieto e sempre ávido pelo novo, pelo conhecimento, o autor apresenta no capítulo final da obra 10 propostas que, imaginariamente, essas confrarias poderiam indicar para a campanha ‘O Brasil que eu quero’. “As lembranças que sempre nos pareceram antológicas – as que são dignas de serem lembradas, as memoráveis ou notáveis, são, principalmente, as de nossos antepassados, as de nossa cidade e dos nossos amigos e, costumeiramente, dos locais onde nos encontramos. O permanente recordar significa também o resgate das nossas raízes genealógicas e do potencial germinativo das mesmas. A lembrança dos amigos e o desejo de reencontrá-los representam a injeção diária de uma indispensável dose de energia afetiva da qual já nos tornamos definitivamente dependentes, e os locais de encontro desempenham importante papel nessa terapia individual e coletiva”, finaliza Edison Flávio Macedo.

Serviço

O que: lançamento do livro

Quando:  25 de maio

Onde: LK Design Hotel – centro de Florianópolis

Horário: 18h às 21h

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br