João Costa e o novo conceito de beleza sustentável
Já imaginou que seus fios de cabelo podem ser transformados em revestimentos decorativos?
Nosso Personagem da Semana é cabeleireiro profissional e tornou-se uma referência em Florianópolis, sendo um exímio arquiteto da beleza. Isso se deve não apenas à sua competência adquirida nas grandes escolas de beleza na Espanha, na França e na Inglaterra, mas também à sua simpatia e carisma. João Costa tem 60 anos, é natural de Tubarão, mas atua no mercado de beleza da capital catarinense há 30 anos.
Não é por acaso que ele atende famílias inteiras em seu salão Young Beleza e Estética ao longo de décadas. "Atendo pessoas de importantes famílias daqui, observo o crescimento pessoal e profissional de cada uma delas; meu salão é uma extensão de suas casas," afirma.
O cabeleireiro destaca que o propósito de seu trabalho é promover o bem-estar e a autoestima. "A beleza é um conjunto de fatores que precisa estar em consonância com o momento espiritual da pessoa, transcende a estética física e é única para cada pessoa," ressalta.
Recentemente, João esteve em Cartagena, na Colômbia, para o evento da Davines Blooming Experience, juntamente com 230 cabeleireiros e educadores da América Latina. A Davines é uma empresa italiana de produtos de beleza com certificação B, que se preocupa em minimizar o impacto ambiental e maximizar seus efeitos positivos no mundo. A proposta do evento foi mostrar suas ações voltadas para a sustentabilidade e para as ações de regeneração dos ecossistemas naturais (na foto abaixo).
Sustentabilidade na prática
Atento às tendências mundiais, o empresário faz questão de investir em produtos para o salão que sejam orgânicos, veganos, cruelty-free e com embalagens recicláveis. Preocupado com a aplicação do conceito de sustentabilidade, João faz parte do movimento Beleza Verde. "Como parte das ações, o salão recicla 100% de todo o lixo gerado pelos produtos de beleza, incluindo os fios de cabelo, por meio de uma parceria com uma empresa paulistana, que, além de recolher os resíduos, faz a destinação correta para cada um dos itens", ressalta o proprietário do primeiro salão e ainda o único da capital que participa do programa.
Há três anos, o programa Beleza Verde já acumulou mais de 10 toneladas de cabelo em suas coletas realizadas em todo país, com o objetivo de desenvolver uma aplicação sustentável para esse resíduo. A solução veio através da criação de uma linha de revestimentos de parede, que, além do cimento, contém fragmentos de cabelo em sua composição, conferindo resistência e absorção de impacto para as placas, função que antes era desempenhada por fibras plásticas de polipropileno.
João explica: "Com cerca de 1 quilo de cabelo, é possível fabricar até 160 metros quadrados de revestimento. Inclusive, vou cobrir uma parede do salão com esses pisos para mostrar o resultado do trabalho com o projeto Beleza Verde”. Além disso, dos fios de cabelo também são feitas redes para retirar óleo das águas das lagoas, dos rios, dos mares e dos oceanos.
O empresário conta que as soluções ambientais no ramo da beleza vieram para ficar e que o mundo caminha em direção a uma nova consciência com mais sustentabilidade e harmonia em todos os aspectos da vida das pessoas e do planeta.
Por Carolina Coral
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045