00:00
21° | Nublado

Floripa concentra vacinação contra gripe em grupos de risco
Estratégia segue orientação nacional e busca ampliar proteção dos mais vulneráveis

Florianópolis já aplicou mais de 177 mil doses contra a gripe e agora concentra a campanha em grupos prioritários. (Foto: Divulgação/PMF)

Publicado em 29/08/2025

Desde o início da campanha contra a gripe, em 7 de abril, Florianópolis já aplicou 177.189 doses do imunizante. Desse total, 65.785 foram destinadas aos grupos prioritários, o que corresponde a uma cobertura de 47% entre os mais vulneráveis.

Estratégia volta a priorizar os mais vulneráveis

A partir de 1º de setembro, a capital catarinense passa a concentrar a aplicação das vacinas contra Influenza apenas em públicos específicos. A medida foi definida em alinhamento entre a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e o Ministério da Saúde, com o objetivo de administrar melhor o estoque disponível e ampliar a proteção de quem tem maior risco de complicações.

Quem tem direito à imunização

Seguem contemplados pelo calendário vacinal permanente:

crianças de 6 meses a menores de 6 anos

gestantes

idosos

pessoas com doenças crônicas

A vacina utilizada é a trivalente, que protege contra três variantes do vírus em circulação e pode ser aplicada em conjunto com outros imunizantes. Estudos indicam que ela reduz em até 70% os casos graves e óbitos relacionados à gripe.

Locais de vacinação em Florianópolis

A população incluída nos grupos prioritários pode receber a vacina nos centros de saúde, no Espaço Imuniza Floripa (instalado na Policlínica da Mulher e da Criança), na Van da Vacinação e também na sala de vacinas do Sesc Prainha, parceiro da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a gerente da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Ana Báfica, a mudança representa um ajuste natural da campanha. “O período de maior circulação do vírus já passou e grande parte da população está protegida. Agora, o foco é garantir a proteção contínua dos mais vulneráveis, em consonância com as orientações nacionais, reforçando nosso compromisso com a saúde e a segurança da população”, afirmou.

 

Leia também:

- Santa Catarina reduz dengue em mais de 90%

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI