00:00
21° | Nublado

Cordel do Amor sem Fim chega a Florianópolis
Grupo de Campinas apresenta peça premiada com trilha ao vivo

Cordel do Amor sem Fim chega a Florianópolis
Além das apresentações, grupo oferece oficinas gratuitas para formação técnica e artística. (Foto: Ricardo Romero)

Publicado em 24/07/2025

Depois de percorrer 26 cidades brasileiras, o grupo Os Geraldos, de Campinas/SP, chega aos palcos de Florianópolis com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico”. As apresentações gratuitas acontecem às 20h nos dias 30 e 31 de julho no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Os ingressos estão disponíveis para retirada no site do Sympla.

Com uma trilha de canções da Música Popular Brasileira, executada ao vivo por um elenco de 11 atores, a peça, que estreou em 2021, conta a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor.

A montagem dirigida por Gabriel Villela e com texto de Claudia Barral, tem alcançado sucesso de público e crítica em importantes circuitos teatrais brasileiros, como o Festival de Curitiba, o Cena Contemporânea (Brasília/DF), o Tiradentes em Cena (MG), o Festival Nacional de Teatro de Passos, dentre outros. Realizada pelo grupo Os Geraldos, “Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico”, já foi vista por mais de 10 mil pessoas, em cidades do Norte, Nordeste e Minas Gerais. A Eletrobras apresenta e patrocina a circulação do espetáculo pela região Sul.

Em Florianópolis, as sessões gratuitas começam às 20h nos dias 30 e 31 de julho, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que fica na Marechal Guilherme, 26, no Centro da Capital de SC. Com 60 minutos de duração e classificação de 14 anos, nos dois dias haverá tradução simultânea em Libras e bate-papo depois das apresentações. Os ingressos podem ser retirados no site do Sympla.

Quatro oficinas gratuitas

Além das apresentações, o grupo Os Geraldos promove uma Residência Artística com quatro oficinas gratuitas voltadas à formação técnica e artística. Interessados, a partir de 14 anos, podem se inscrever para participar dos encontros que acontecem entre os dias 29 e 31 de julho. As vagas são limitadas e o formulário está disponível no @osgeraldosteatro.

Na terça, dia 29 de julho, das 10h às 11h, com mediação de João Fernandes e Emme Toniolo, será realizada no TAC a oficina “Acompanhamento de Montagem Técnica”. a atividade abordará práticas de afinação e montagem de equipamentos de luz e som, além de metodologias de gestão logística e técnica para circulação de espetáculos teatrais.

Já no dia 30 de julho, serão oferecidas duas oficinas também no TAC. Das 10h às 12h, com orientação de Everton Gennari e Paula Guerreiro será realizada a “A Música e a Cena”. A proposta é explorar a voz falada e cantada como base para criação cênica, através de exercícios de ritmo, timbragem vocal e resistência respiratória, valorizando a brasilidade na expressão vocal. À tarde, das 16h às 17h, os participantes poderão acompanhar o “Ensaio Musical” conduzido por Everton Gennari, observando práticas de aquecimento vocal, respiração, ressonância e passagem do repertório musical do espetáculo.

Na quinta, 31, das 10h às 12h, será ministrada na Casa da Memória (que fica na Rua Padre Miguelinho, 58 - Centro) a oficina “Gestão Cultural”, voltada à troca de saberes sobre os processos administrativos e estratégicos utilizados pelo grupo Os Geraldos. A atividade aborda políticas públicas, planejamento, controle e avaliação, produção executiva, organização de eventos, comunicação institucional e elaboração de projetos culturais.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI