Vilão não foi Carnaval...
Mercado tem o pior fevereiro em 17 anos, foram negociados apenas 120 mil veículos
Que nunca mais os dirigentes e analistas da indústria automobilística culpem o Carnaval pelas fracas vendas do mês de fevereiro! Em 2022 não teve Carnaval e o resultado foi um fiasco. Com apenas 120.055 unidades licenciadas, foi o pior fevereiro desde 2005.
Também não dá pra culpar fevereiro como “o mês mais curto do ano”. É verdade, foram apenas 18 dias úteis, mas as vendas diárias, melhor indicador do ritmo dos negócios, também foram de sofríveis 6.670 unidades/dia. Pior apenas em janeiro e nos meses em que o Brasil parou em decorrência da pandemia (abril/maio/junho de 2020).
Fora essas exceções, as vendas diárias foram as piores dos últimos cinco anos, melhores apenas que as de janeiro de 2017.
Nem Carnaval nem mês curto derrubaram os negócios, mas sim uma série de situações que persistem no mercado: aumentos de preços expressivos do carro zero, fim de produção de modelos básicos, queda de renda da população e aumento do emprego informal, o que deixa o consumidor inseguro para realizar compromissos financeiros a médio e longo prazos.
A liderança da Fiat foi mias uma vez expressiva. A marca vendeu 26.416 veículos no mês passado, 22% de participação. Em seguida apareceram a GM, com 14,5%, e Hyundai e Toyota, ambas com 11,1%. A Volkswagen caiu para a quinta posição, com apenas 11.766 licenciamentos e menos de 10% de participação.
Fonte: Autoindustria por Jorge Leite
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!