Saiba quais são os 6 itens essenciais para ter dentro do carro
Para quem passa muitas horas dentro do carro ou costuma viajar com frequência, existem alguns itens indispensáveis e que podem fazer toda a diferença em situações inesperadas de emergência ou até mesmo sociais. Além de praticar a direção defensiva e estar com a manutenção do veículo em dia, tais itens facilitam a vida do motorista no dia a dia e ajudam a prevenir situações de risco.
Pensando nisso, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24 horas, mostra os seis itens essenciais que devem estar sempre à mão dentro do carro.
Confira abaixo:
1: Álcool em gel e máscaras
Mesmo que já estejamos acostumados com as medidas de segurança impostas pela pandemia, redobrar os cuidados é fundamental para evitar o contágio pela Covid-19.
Na correria diária, muitas vezes acabamos esquecendo destes hábitos que já se tornaram básicos, portanto, tenha sempre máscaras descartáveis extras no porta luvas e um pequeno frasco de álcool em gel no carro para higienizar as mãos.
2: Kit de primeiros socorros
Contar com um kit de primeiros socorros é indispensável para qualquer motorista, principalmente durante viagens com crianças ou pessoas idosas.
Tais kits, porém, são recomendados para arranhões ou ferimentos leves, mas que podem fazer a diferença em caso de acidentes. Os principais itens que devem conter no kit de primeiros socorros são: algodão, bandagens, soro fisiológico, gaze, tesoura e luvas.
Já no caso de medicamentos e analgésicos, é recomendado que não fiquem expostos ao sol, uma vez que podem perder a eficácia ou até mesmo prejudicar a saúde quando passam muito tempo em condições de grande calor.
3: Cabo de recarga de bateria
A bateria é um dos itens que mais costumam pegar os motoristas de surpresa, por isso, ter um cabo de recarga da bateria para eventualmente realizar a chamada “chupeta” é fundamental para conseguir dar a partida no veículo novamente e encontrar um mecânico mais próximo para a realizar a troca.
4: Ferramentas
Conforme dito acima, o cabo de bateria é um dos itens que não podem faltar dentro do carro, porém, outras ferramentas também são muito úteis em diversas ocasiões, como, chaves de fenda (para pequenos reparos) e chave de roda (para a troca de pneus).
5: Acessórios para o celular
Atualmente, parece impensável sair sem o celular nas mãos. Com o avanço da tecnologia, os smartphones se tornaram muito mais do que uma ferramenta de comunicação. Pensando nisso, lembre-se sempre de ter um carregador extra no carro para que, em caso de emergências, o seu esteja celular pronto para uso.
Além disso, o smartphone já se tornou item indispensável para se locomover por meio de aplicativos de GPS, portanto, um porta-celular também é fundamental para não correr o risco de se perder, ser multado ou pior ainda, sofrer acidentes.
Dica extra: a lanterna do celular também pode ser uma boa alternativa para emergências noturnas.
6: Itens obrigatórios
Por fim, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alguns itens e documentos são obrigatórios e podem gerar multa ou apreensão do veículo, são eles:
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - O artigo 159 do CTB especifica que “É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo”, portanto, deve estar sempre em posse do motorista quando estiver ao volante.
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) - O CRLV é um documento de porte obrigatório, conforme a resolução n° 13/98 do Contran. Assim como a Carteira de Habilitação, esse documento também deve andar junto com o veículo e deve ser renovado anualmente. Nele, também consta o pagamento do seguro obrigatório — o DPVAT.
Outro item obrigatório em todos os automóveis é o triângulo de sinalização, ou dispositivo de sinalização luminosa e refletora de emergência. O triângulo deve ser utilizado quando o veículo estiver impossibilitado de andar, devido à pane ou acidente.
Extintores
Já o extintor de incêndio é um item que causa muita polêmica e deixou de ser obrigatório em 2015, com a Resolução 556/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), porém, existem algumas regras para motoristas que decidirem utilizar o equipamento.
A primeira delas é que o extintor contenha carga de pó químico do tipo ABC, utilizado para combater incêndios em materiais sólidos e líquidos. Além disso, é preciso ficar atento à validade, que é de cinco anos; a integridade do lacre; o indicador de pressão; selo do INMETRO e a ausência de ferrugem ou amassados. Caso algum dos itens citados não esteja em conformidade, o motorista poderá ser autuado.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!