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Novo Citroën C3 será (finalmente) lançado
Terceira geração do hatch foi apresentada há um ano e tinha previsão de chegar às revendas em abril

O hacth será apresentado formalmente em 30 de agosto e o início das vendas deve ocorrer imediatamente (Foto: Reprodução/Auto Indústria) **Clique para ampliar

Publicado em 23/08/2022

Demorou bem mais do que a Stellantis e especialmente os concessionários da marca pretendiam e desejavam, mas finalmente o Citroen C3 teve sua data de lançamento confirmada. O hacth será apresentado formalmente em 30 de agosto e o início das vendas deve ocorrer imediatamente.

A chegada da terceira geração do C3 virou uma longa e entendiante novela. O modelo foi revelado há quase um ano, quando a expectativa de colocá-lo nas concessionárias era no começo de 2022. Com a escassez de componentes que afetou toda a indústria automotiva global  e necessárias adequações do projeto  a montadora viu-se obrigada a desacelerar seu cronograma.

O C3 começou a ser produzido em março em Porto Real (RJ), com direito a cerimônia capitaneada por ninguém menos do que Carlos Tavares, CEO mundial da Stellantis, fotos dos executivos e operários ao lado do novo carro e promessa de chegada às revendas logo no mês seguinte.

Mesmo assim, foram necessários mais cinco meses para a definição de seu lançamento. Um hiato grande demais para uma linha de produtos limitada a apenas um automóvel de passeio desde que a marca encerrou a produção da segunda geração do compacto, do crossover Aircross, e a importação do C4 Lounge, no segundo semestre de 2020.

Desde então, a Citroën tem sobrevivido no mercado interno somente do C4 Cactus e dos comerciais leves trazido Jumpy e Jumper, ambos importados. Com esse cardápio diminuto, a participação de 1,3% no mercado interno acumulada de janeiro a julho pode ser considerada um bom resultado. Ainda antes da pandemia e com a oferta quatro carros de passeio, a  Citroën encerrou 2019 com 1% dos licenciamentos.

Em comunicado emitido nessa segunda-feira, 22, a Stellantis confirmou apenas que o hatch terá “diferente opções de motores e câmbios” e multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio Android Auto e Apple Carplay.

Depois de tanto atraso, não é  mais segredo algum que o modelo produzido sobre a plataforma CMP (Common Modular Platform), originária da PSA e já presente em modelos conhecidos, como o atual Peugeot 208 fabricado na Argentina, terá os motores 1.0 Firefly e 1.6 16V.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

 

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