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Média diária de venda de veículos cresce em setembro
Em números absolutos, no entanto, desempenho da primeira quinzena é inferior ao do mesmo período de agosto

A Fiat segue na liderança, com 15,3 mil licenciamentos na quinzena e 20,7% de participação (Foto: Reprodução/Auto Indústria) **Clique para ampliar

Publicado em 20/09/2022

Em volume total, o mercado de veículos leves registra queda no comparativo da primeira quinzena de setembro com igual período de agosto. Foram emplacados, respectivamente, 73.864 e 76.786 automóveis e comerciais leves, recuo de 3,8%.

Mas como este mês teve um dia útil a menos no período, por causa do feriado da Independência, a média diária de venda registra alta de 5,8% nesse mesmo comparativo, de 6.980 para 7.386, conforme dados preliminares fornecidos por fonte do varejo.

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Setembro, com 21 dias úteis no total, ante os 23 do mês anterior, não deverá repetir o desempenho recorde de 2022 obtido em agosto, quando os emplacamentos superaram 194 mil veículos leves. A partir dos resultados da quinzena, a Bright Consulting – que divulgou nesta sexta-feira, 16, um texto de análise do período – mantém projeção de vendas próximas de 178 mil unidades em setembro. Ou seja, a queda nominal pode ficar na faixa de 8%.

A Fiat segue na liderança, com 15,3 mil licenciamentos na quinzena e 20,7% de participação. Na sequência vêm a General Motors (12,7 mil unidades e fatia de 17,3%), Volkswagen (11,3 nil e 15,3%), Hyundai (7,4 mil e 10%) e Toyota (6,9 mil e 9,3%).

De acordo com a Bright Consulting, vendas diretas na primeira quinzena de setembro ficaram em 47%, mesmo índice do mesmo período de agosto. Nornalmente essse porcentual cresce na segunda metade do mês, tanto é que nos 30 dias de setembro chegou a expressivos 53%.

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O varejo vem sendo afetado pelos juros altos e o aumento da inadimplência, que chegou a 7% no mês passado, o dobro do índice normal do setor, conforme divulgado pelo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. Com o recrudescimento da crise dos semicondutores a partir de agosto, a oferta de produtos cresceu, favorecendo principalmemte as vendas para grandes frotistas, em especial as locadoras.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

 

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