Manifestações prejudicam produção de veículos em outubro
Estima-se uma perda de 6 mil a 9 mil unidades
As manifestações do dia 31 de outubro, quando apoiadores do candidato derrotado à presidência da República bloquearam estradas em várias regiões do País, afetaram a produção e a venda de veículos no País. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima uma perda, nos dois casos, da ordem de 6 mil a 9 mil unidades.
Ao divulgar o balanço do setor na terça-feira, 08, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, também lembrou que outubro teve um dia útil a menos que setembro. No comparativo dos dois meses, quando saíram das linhas de montagem 206 mil e 207,8 mil unidades, respectivamente, a produção teve pequena queda de 0,8%.
NFT exclusiva será entregue aos 100 clientes do novo C3
O executivo revelou, inclusive, que houve risco de ser suspensa a 23ª edição da Fenatran, feira de transporte que acontece de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista. “O fluxo dos caminhões foi afetado e chegamos a pensar em suspender o evento”, admitiu Leite durante coletiva presencial de divulgação do balanço mensal na Fenatran – a primeira desde que começou a pandemia.
No ano, as montadoras atingiram produção de 1,96 milhão de unidades, expansão de 7,1% em relação ao total fabricados de janeiro a outubro de 2021 (1,83 milhão de veículos).
Piloto catarinense foca na Endurance após 6º lugar na Sprint
Sobre o governo eleito para presidir o Pais nos próximos quatro anos, o presidente da Anfavea disse que, se houver manutenção do pessoal da área técnica, como normalmente ocorre, não haverá prejuízo dos projetos relativos ao setor, dentre os quais o da medida provisória de dá incentivos à produção de semicondutores no Brasil.
“A MP já foi assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e está nas mãos do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. Já fomos informados que tanto essa como outras questões em andamento serão encaminhadas no processo de transição entre os dois governos”, destacou Leite.
Recuo das vendas de importados supera 20%
Sobre o mercado interno, o executivo disse que a Anfavea mantém projeção de chegar a 2,14 milhões de emplacamentos no ano. “Até outubro foram 1,68 milhão de licenciamentos, o que representa queda de 3,2% sobre o mesmo acumulado de 2021. O número mágico para estes dois últimos meses – 456 mil vendas – pode ser alcançado se levarmos em conta os resultados do período nos últimos anos. Ainda apostamos que vamos virar o placar”.
Fonte: Auto Indústria
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI