00:00
21° | Nublado

Joint venture chinesa da Jeep pedirá falência
Marca da Stellantis seguirá no mercado chinês com produtos importados

A empresa fabricava e distribuía modelos da Jeep na China, maior mercado automotivo mundial e vinha acumulando resultados comerciais e financeiros negativos nos últimos anos (Foto: Reprodução/Auto Indústria) **Clique para ampliar

Publicado em 01/11/2022

A Stellantis anunciou nessa segunda-feira, 31, que aprovou em conjunto com a GCA – Guangzhou Automobile Group, resolução autorizando a joint venture GAC-FCA a declarar falência. A empresa fabricava e distribuía modelos da Jeep na China, maior mercado automotivo mundial e vinha acumulando resultados comerciais e financeiros negativos nos últimos anos.

Em nota, a Stellantis  afirma que “reduziu totalmente o valor de seu investimento na GAC-FCA e outros ativos relacionados em seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2022 […e que] continuará fornecendo serviços de qualidade para clientes da marca Jeep existentes e futuros na China”.

Depois de manifestar a intenção de ampliar sua participação na GAC-FCA, em julho a quarta maior montadora mundial decidiu encerrar a parceria criada há 12 anos e que a Jeep seguirá no mercado chinês apenas com produtos importados.

“Devido à falta de progresso no plano anunciado anteriormente para a Stellantis adquirir uma participação majoritária da joint venture GAC-Stelantis, a Stellantis N.V. anunciou hoje seu plano de se concentrar na distribuição de veículos importados para a marca Jeep na China”, afirmou então a empresa, que montava Compass e Cherokee.

Carro por assinatura é o segmento que mais cresce na locação

Importar veículos pode ser a estratégia da Stellantis também para outras marcas do grupo na China.Carlos Tavares, CEO da Stellantis,  já admitiu estudos para Peugeot e Citroen.

A parceria GAC-FCA foi deficitária nos últimos anos e as vendas locais da Jeep recuaram 50% em 2021, para marginais 20,4 mil veículos, e praticamente cessaram desde meados no primeiro semestre.  Em 2017, por exemplo, a Jeep havia negociado na China 205 mil unidades.

Fiat comemora a produção de 450 mil Toro

A Stellantis detem 50% da empresa criada em 2010 e havia comunicado, no começo do ano, que pretendia chegar a 75%. A GAC discordou da divulgação das tratativas, alegando que não assinara qualquer acordo formal e criticou a parceria pela divulgação.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI