Audi vai retomar produção de veículos no Brasil em 2022
Q3 e Q3 Sportback serão produzidos no Paraná, em fábrica compartilhada com a Volks
A Audi vai retomar a produção de veículos no Brasil, que havia sido suspensa em meados de 2020, devido às incertezas no mercado local. A montadora vai produzir a nova geração dos modelos Q3 e Q3 Sportrack, a combustão, com motores importados, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, que é compartlilhada com a Volkswagen, sua controladora.
A produção será em linha de montagem exclusiva, a mesma que era usada no modelo A3 Sedan antes da interrupção de suas atividades no Brasil. 'Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do país e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes', disse Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.
A produção começará em meados de 2022. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para montagem no Brasil.
Estações de elétricos
A empresa também anunciou que investirá R$ 20 milhões no país a partir de 2022 para instalar estações de recarga para carros elétricos do tipo DC 150kW em quase todas as suas 42 concessionárias no país.
Mais de 2 décadas
A Audi fabricou carros no país por mais de 20 anos, entre 1999 e meados de 2020, quando uma indefinição em relação a créditos de impostos federais e o cenário de instabilidade na economia a levou a suspender a produção no Brasil. A empresa não detalhou o valor a ser investido na retomada da produção, que ainda depende de acordos com o governo federal, algo que deve ser concluído no próximo ano.
A nova geração do Q3 foi lançada no Brasil no início do ano passado e se tornou o modelo mais vendido da Audi no país. Este ano, até novembro, as vendas do Q3 somam 2.027 unidades, segundo dados da Fenabrave, associação que reúne as concessionárias no país.
Na mesma categoria de SUVs, a liderança é do Jeep Renegade, da Stellantis, com 69.600 emplacamentos.
Fonte: O Globo
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!