00:00
21° | Nublado

Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi inicia um novo capítulo

O programa incluirá: projetos operacionais de forte criação de valor na América Latina, Índia e Europa (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 07/02/2023

Após a aprovação dos Conselhos de Administração do Renault Group e da Nissan Motor Co., Ltd, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou nessa segunda-feira, 06, uma série de novas iniciativas para elevar a parceria a um novo patamar.

O objetivo é maximizar a criação de valor para todos os stakeholders da Aliança; O programa de três dimensões incluirá: projetos operacionais de forte criação de valor na América Latina, Índia e Europa; maior agilidade estratégica com novas iniciativas em torno das quais as empresas parceiras podem se unir; reequilíbrio nas participações cruzadas entre o Renault Group e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança.

O Renault Group e a Nissan firmaram um acordo de princípio vinculativo para as transações mencionadas acima, com o objetivo de chegar a acordos definitivos até o fim do primeiro trimestre de 2023. As transações contempladas por estes acordos definitivos seriam submetidos a um número limitado de condições suspensivas – incluindo as aprovações regulamentares – e a finalização da transação deve ocorrer no quarto trimestre de 2023.

Este programa de grande abrangência abre caminho para a renovação e fortalecimento desta parceria de 24 anos, criando um novo espírito ágil e potencializando as tecnologias pioneiras das três empresas-membro da Aliança. Esta nova parceria vai criar ainda mais oportunidades de crescimento e ajudar a melhorar a eficiência operacional de cada empresa para inovar e se transformar no mercado automotivo e de novas mobilidades, que está em constante evolução.

De polo a polo: Carro 100% elétrico entrará numa fria em expedição

Um ano após ter definido o roadmap da Aliança para até 2030, as empresas anunciam novos projetos-chave na América Latina, Índia e Europa, com o objetivo de entregar às empresas-membro da Aliança resultados mutuamente benéficos, de grande escala e tangíveis de acordo com três dimensões: mercados, veículos e tecnologias. Cada empresa se beneficiará destes projetos de criação de valor em médio prazo, realizando benefícios em curto prazo graças ao compartilhamento e otimização de custos.

América Latina

Os quatro projetos na América Latina incluem: uma nova picape desenvolvida pelo Renault Group e compartilhada com a Nissan na Argentina; a colaboração bem-sucedida em torno da família existente da picape Nissan Frontier / Renault Alaskan vai continuar; o Renault Group produzirá as picapes em Córdoba (Argentina) para o Renault Group e a Nissan.

No México, a Nissan produzirá um novo modelo para o Renault Group. Um veículo Renault seria produzido no México pela primeira vez em 20 anos.  Além disso, a Nissan e o Renault Group comercializariam dois veículos elétricos comuns do segmento A, baseados na plataforma CMF-AEV.

Índia

Para a Índia e exportações, o Renault Group e a Nissan vão trabalhar de forma colaborativa em vários projetos de novos veículos – incluindo novos SUVs – compartilhados pelo Renault Group e a Nissan, bem como um novo carro da Nissan derivado do Renault Triber. Além disso, da mesma forma como na América Latina, a Nissan e o Renault Group também estão considerando veículos elétricos comuns do segmento A.

Europa

As empresas estão explorando as seguintes iniciativas na Europa:

O Renault Group e a Mitsubishi potencializariam os diferenciais do Renault Captur e do Renault Clio para desenvolver dois novos veículos com o ASX e Colt de nova geração, baseados na plataforma CMF-B. 

Em 2026, o Renault Group lançará no mercado de veículos comerciais leves na Europa a FlexEVan, seu primeiro veículo a contar com a tecnologia Veículo Definido por Software, sendo compartilhado com a Nissan.

Para suas gamas de produtos para além de 2026, a Nissan e o Renault Group também vão estudar as possibilidades de trabalhar em colaboração na próxima geração de veículos elétricos do segmento C. Para garantir um tempo de recarga otimizado, a Nissan e o Renault Group continuariam a compartilhar tecnologias em seus veículos europeus, incluindo o uso potencial de uma arquitetura comum de 800 volts.

Estas iniciativas vão fortalecer compromissos anteriores, incluindo os planos para o futuro veículo elétrico compacto da Nissan (segmento B) baseado na plataforma CMF-BEV, que será produzido na planta ElectriCity do Renault Group na França, a partir de 2026.

Além dos veículos, há projetos de parceria em distribuição, serviços pós-venda, infraestrutura de recarga e bateria.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br