Uso excessivo de aparelhos digitais é prejudicial à saúde dos olhos
Celulares, tablets, computadores. É difícil encontrar alguém que não utilize algum desses aparelhos diariamente, seja para trabalhar, estudar ou ter momentos de lazer, mas passar horas e horas em frente a eles pode causar diversos danos à visão. A sensação de vista cansada, olhos secos, irritação e olhos vermelhos acabam sendo comuns entre as pessoas que cultivam esse hábito, chamado de Síndrome da Visão do Computador.
A concentração diante dessas telas faz com que o número de piscadas seja inconscientemente diminuído. Essa atitude involuntária causa a evaporação do filme lacrimal, que é responsável por manter os olhos lubrificados. O resultado é o ressecamento do olho e a visão embaçada. Por isso, é importante ressaltar que agentes externos como o ar-condicionado, por diminuir a umidade do ar, podem agravar esse ressecamento.
Além disso, o fato de computadores e outros aparelhos eletrônicos terem pixels (micro pontos) faz com que os olhos tenham dificuldade de focar a imagem. Para manter a imagem mais definida, os olhos trabalham bastante focando e refocando. Isso gera tensão no músculo dos olhos e surgem os problemas de vista cansada e dor de cabeça. Os sintomas da Síndrome têm relação direta com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Seguindo algumas dicas e reduzindo o tempo de uso, esses problemas podem ser aliviados ou até mesmo zerados.
Luz azul
O que pouca gente sabe é que existe outro grande risco relacionado ao uso excessivo dos aparelhos digitais, a exposição dos olhos a luz azul que é emitida por eles. Ainda que celulares e computadores emitam radiações perigosas, como raio-x e raios ultra-violeta, os níveis de radiação estão sempre abaixo das taxas que podem causar danos aos olhos, mas no caso da luz isto parece ser diferente. Estudos sugerem que o excesso de exposição à luz azul e a proximidade da tela pode provocar, a longo prazo, danos irreversíveis à retina dos olhos, podendo até causar cegueira.
Foi isto que mostrou um recente estudo realizado na Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, apontou que a luz azul machuca os olhos e acelera o processo de desgaste do globo ocular, levando a degeneração macular, doença que ocorre na parte central da retina, área responsável pela formação da imagem e causa a perda da visão. Isso, ainda segundo o estudo, acontece porque a exposição contínua a luz azul transforma células saudáveis em tóxicas, matando com maior velocidade estruturas fundamentais para a visão, acelerando o processo de envelhecimento dos olhos.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, hoje a degeneração macular é a terceira maior causa de cegueira em pessoas acima de 50 anos no Brasil.
Como prevenir problemas causados por aparelhos digitais?
- A tela deve estar a pelo menos 45 cm de distância e ligeiramente abaixo do nível dos olhos;
- Se a tela estiver acima da linha de visão, os sintomas serão mais intensos;
- Se estiver trabalhando com um documento impresso, este deve estar próximo a tela, para evitar movimentos de cabeça desnecessários;
- Diminua o contraste da tela. Filtros podem ser utilizados para diminuir a emissão de luz azul. Também é possível ativar o modo noturno em tablets, computadores e celulares;
- Evite iluminação direta sobre a tela, seja natural ou artificial;
- Utilize, preferencialmente, uma cadeira ajustável e confortável;
- Utilização de óculos com filtros para a luz azul são recomendáveis;
- O uso de colírios lubrificantes pode minimizar os sintomas;
- Recomenda-se uma pausa de 5 minutos para cada hora de trabalho;
- Evite usar celulares e laptops no escuro, em especial antes de dormir;
- Consulte seu médico oftalmologista regularmente.
Fonte: Dr. Astor Grumann Junior, médico oftalmologista do Hospital da Visão Santa Catarina.