00:00
21° | Nublado

Descontos automáticos do INSS são suspensos

O governo assegura que os valores serão devolvidos e novos processos serão estabelecidos. (Foto: Agência Brasil)

Publicado em 25/04/2025

Com a suspensão dos descontos automáticos destinados a entidades civis, a diretora de Orçamentos, Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, informou que aposentados e pensionistas não precisam mais acessar o aplicativo Meu INSS ou o site para solicitar a retirada do convênio com as associações.

De acordo com Floriano, também não será necessário que os beneficiários compareçam a agências do INSS ou entrem em contato com o número 135 para suspender esses descontos.

“Após a identificação das falhas nos convênios com essas entidades, vamos aprimorar o processo”, afirmou Floriano.

O governo federal suspendeu os descontos mensais realizados por sindicatos e associações diretamente nas aposentadorias e pensões do INSS, garantindo a devolução dos valores cobrados de maneira indevida. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, anunciou que os valores descontados neste mês serão devolvidos na próxima folha de pagamento.

Carvalho também ressaltou que nenhum aposentado ou pensionista terá mais descontos até que as investigações da Operação Sem Desconto sejam concluídas e que um novo marco legal seja estabelecido para os convênios entre o INSS e as entidades da sociedade civil.

A Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, investiga um esquema de descontos não autorizados em pensões e aposentadorias. Estão sendo analisadas irregularidades de organizações civis que cobravam “mensalidades associativas” sem a permissão dos beneficiários. Entre 2019 e 2024, a movimentação financeira relacionada a esses descontos atingiu cerca de R$ 6,3 bilhões.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI