SC emplaca quatro cidades entre as 20 melhores do Brasil

A capital catarinense foi novamente considerada o município mais competitivo do Brasil, de acordo com a edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre os 418 participantes avaliados, Florianópolis ocupa a primeira colocação geral, reafirmando seu protagonismo em inovação, dinamismo econômico e desenvolvimento socioeconômico.
Participação proporcional coloca SC no topo
Santa Catarina foi o estado com maior proporção de municípios bem avaliados. Dos 19 que participaram, quatro — Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau e São Bento do Sul — garantiram espaço entre os 20 primeiros colocados. Isso representa 21% dos participantes catarinenses, índice superior ao de São Paulo, que teve 11 municípios no top 20, mas com uma taxa proporcional de apenas 12%.
O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, destaca que “mesmo representando apenas 4,5% da amostra total, quase 70% dos municípios catarinenses participantes ficaram entre os 100 mais bem avaliados, reflexo do desenvolvimento equilibrado e das políticas de municipalismo adotadas pelo governo do estado”.
Região Sul apresenta desempenho homogêneo
Entre os 70 municípios do Sul avaliados, 45% das melhores colocações foram conquistadas por Santa Catarina. Paraná e Rio Grande do Sul obtiveram, respectivamente, 35% e 20%. A região apresentou resultados mais consistentes que outras partes do país, com baixa incidência de cidades nas últimas posições.
No ranking geral nacional, além de Florianópolis, outras capitais figuram no topo: Vitória (ES), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Destaques na dimensão Sociedade
Jaraguá do Sul e São José apareceram entre os cinco melhores municípios na dimensão Sociedade, que concentra 42,4% do peso total do ranking. Jaraguá foi referência em saúde, alcançando o primeiro lugar no indicador de mortalidade por causas evitáveis. Já São José liderou o indicador de mortalidade materna, ficando com a quinta colocação geral da dimensão.
São Bento do Sul também se destacou no pilar Segurança, após avançar 114 posições em relação ao ano anterior. O município obteve a primeira colocação no indicador de mortes por causas indeterminadas e a terceira posição no de mortes violentas intencionais.
Balneário Camboriú, por sua vez, foi destaque em saneamento, ocupando a quarta colocação geral e liderando indicadores de coleta e destinação de resíduos domésticos.
Economia fortalece posição da capital
Na dimensão Economia, Florianópolis consolidou sua liderança nacional. A cidade foi primeira colocada em inovação e dinamismo econômico, quarta em pesquisa e desenvolvimento científico e segunda em renda média do trabalho formal. No pilar de capital humano, alcançou a terceira colocação, com avanços relevantes na qualificação profissional e na matrícula em cursos técnicos.
O ranking e sua metodologia
O Ranking de Competitividade dos Municípios está em sua sexta edição e avalia cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2024. A metodologia reúne 65 indicadores distribuídos em três grandes dimensões: Instituições (sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública), Sociedade (saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente) e Economia (inserção econômica, inovação, capital humano e telecomunicações).
Em 2025, 418 municípios participaram do levantamento. Em Santa Catarina, além dos quatro destaques entre os 20 melhores, também figuraram Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Lages, Palhoça, Brusque, Tubarão, São José, Caçador, Concórdia, Rio do Sul, Biguaçu e Itapema — os dois últimos estreando no ranking.
Leia também:
- Floripa garante ônibus gratuito a mulheres em medida protetiva
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Outros posts Ver todos
