00:00
21° | Nublado

Ranking 2025 coloca SC no topo em segurança e capital humano

Ranking 2025 coloca SC no topo em segurança e capital humano
Florianópolis, pelo terceiro ano consecutivo, foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil. (Foto: Jonatã Rocha / Secom GOVSC)

Publicado em 28/08/2025

O novo Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27), confirmou a força da Região Sul do país. São Paulo segue na liderança nacional, mas Santa Catarina permanece em segundo lugar no ranking geral e cada vez mais próxima da primeira posição. O Paraná ocupa o terceiro lugar e o Rio Grande do Sul fecha a lista dos cinco mais competitivos.

Na outra ponta, Amapá, Acre, Pará, Roraima e Maranhão aparecem com os piores índices do levantamento.

Estado mais seguro do Brasil

Santa Catarina manteve a liderança nacional em segurança pública, registrando a nota máxima (100) no pilar que avalia 11 indicadores, entre eles segurança pessoal, violência sexual, mortalidade no trânsito, feminicídio e eficiência do sistema de justiça criminal. O Distrito Federal aparece na segunda colocação, seguido pelo Rio Grande do Sul.

O governador Jorginho Mello destacou a proximidade de Santa Catarina em relação a São Paulo: “Em 2021, a diferença era de 4,2 pontos. Hoje, caiu para apenas 1,4. Somos o estado mais seguro do Brasil e levamos esse protagonismo para outras áreas também”, afirmou.

Avanços em inovação e mercado

Além da segurança, o estado se manteve como líder no pilar de Capital Humano, que mede a qualificação e disponibilidade da força de trabalho. O índice considera, entre outros fatores, a produtividade do trabalho, a formalidade do mercado, o nível de escolaridade da população economicamente ativa e a inserção de jovens.

Outro salto significativo foi registrado em Potencial de Mercado: de 10º lugar em 2024 para a 3ª colocação em 2025. Também houve destaque em Inovação, com Santa Catarina subindo duas posições e alcançando a vice-liderança nacional.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, os resultados reforçam a estratégia do governo: “Segurança, desenvolvimento socioeconômico e competitividade caminham juntos. Avançamos em inovação e mercado, fortalecendo o ambiente econômico e garantindo qualidade de vida à população.”

Cidades catarinenses em destaque

No ranking municipal, Florianópolis foi considerada pela terceira vez consecutiva a cidade mais competitiva do país. Outras seis cidades catarinenses figuram entre as 50 mais bem colocadas: Jaraguá do Sul (12º), Blumenau (14º), São Bento do Sul (20º), Criciúma (23º), Balneário Camboriú (34º) e Joinville (44º).

Como funciona o ranking

Criado em 2011 pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades da federação com base em 10 pilares: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O objetivo é oferecer uma análise clara sobre os pontos fortes e desafios de cada estado, servindo como ferramenta para a formulação de políticas públicas e como referência para investidores.

 

Leia também:

- Cesta básica fica mais barata em SC

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI