00:00
21° | Nublado

Presidente da ALESC faz balanço sobre 2020

Deputado Júlio Garcia participou de coletiva de imprensa nessa quinta, 17 (Foto: Bruno Collaço / Agência AL)

Publicado em 18/12/2020

Um balanço positivo. Foi assim que o deputado estadual Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), iniciou sua conversa com jornalistas na coletiva na manhã dessa quinta-feira, 17. Para o deputado, a ALESC teve um protagonismo no combate à pandemia, começando no dia 20 de março, com a histórica 1ª sessão virtual, uma ferramenta que agilizou todo o processo do legislativo e veio para ficar. 

Garcia destacou que, mesmo estando no centro das atenções, a partir da abertura de dois pedidos de impeachment contra o governador Carlos Moisés, a ALESC seguiu com o seu trabalho. Em 2020 os deputados apreciaram mais de 900 projetos, 25% a mais que em 2019. A maior audiência pública da história da Assembleia discutiu o uso de defensivos agrícolas no Estado e contou com a presença de 1600 pessoas. Foi o último grande evento presencial antes do isolamento.

O projeto ALESC SUSTENTÁVEL garantiu reformas no prédio, que adequaram o espaço em um novo conceito: a captação da água da chuva para reutilização gerou uma significativa economia de recursos, e a implantação de painéis fotovoltaicos conferiu uma economia de 20% no gasto mensal com energia.

Entre os projetos debatidos nas últimas sessões do ano, destacaram-se a autorização da volta às aulas presenciais, a partir de fevereiro de 2021, e a renovação da autorização para o Governo do Estado contratar empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O presidente também anunciou na coletiva a doação de R$ 113 milhões ao governo. Além desses recursos, a Assembleia doou ao Executivo em 2020 para fazer frente aos desafios da pandemia outros R$ 60 milhões.

Quando questionado se a nomeação de Eron Giordani como secretário da Casa Civil de SC, caracterizava alguma ingerência da ALESC no Executivo, Garcia respondeu “que pelo contrário, com o conhecimento que o novo chefe da Casa Civil tem do legislativo, a tendência é que tudo caminhe mais rápida e eficientemente”. E completou, “foi um grande ganho para o Governo do Estado, já que Eron é um dos nossos melhores quadros”.

Para finalizar, o deputado ponderou sobre a importância da ALESC e da participação plural dos 40 deputados. Quanto à atual polêmica da vacina, o chefe do legislativo estadual confirmou que tomará a vacina que o seu médico indicar.  

Da redação