Semana da Compostagem mobiliza Floripa por um futuro sem lixo

A Semana da Compostagem acontece em Florianópolis entre os dias 04 e 10 de Maio e faz parte de um movimento internacional, iniciado em 1995, no Canadá, pela Fundação Compost Research & Education. Os eventos para marcar a semana, na Capital, são organizados pelo Coletivo Floripa Lixo Zero, que tem o apoio do Mandato Agroecológico do deputado estadual Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) e de várias outras organizações. No ano de 2019, no mandato de vereador, em Florianópolis, Marquito aprovou a Lei 10.501, da compostagem. Em seu primeiro artigo, a lei institui "a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem".
O objetivo da Semana da Compostagem é trabalhar de forma colaborativa a conscientização da sociedade, empresas, instituições de ensino, poder público sobre a importância da separação dos resíduos orgânicos e a sua transformação em composto para criar solos mais saudáveis, fechando o ciclo dos alimentos.
Ao longo da Semana da Compostagem, ações e eventos são realizados em todo o país e no mundo, envolvendo comunidades, escolas, governos, empresas e cidadãos. Várias ações são planejadas com o objetivo de incentivar e celebrar a compostagem e seus diversos tipos – desde a realizada em quintais, até a compostagem em larga escala.
"Florianópolis é um terreno fértil para a compostagem. Aqui temos empresas, comunidades e instituições com iniciativas consolidadas nacionalmente, além de políticas públicas que reforçam a engrenagem para desviar dos aterros sanitários os resíduos orgânicos. Outro ponto importante na nossa gestão de resíduos, é a COMCAP pública, que faz um excelente trabalho de gestão de resíduos no nosso município, colocando em prática a nossa Lei da Compostagem e garantindo um serviço de qualidade para a população.", destaca o deputado Marquito, que é engenheiro agrônomo, ambientalista e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Lixo Zero
O Coletivo Floripa Lixo Zero é formado por um grupo de pessoas e instituições voluntárias que são simpatizantes da causa ambiental e que realizam mobilizações da sociedade civil e o acompanhamento das políticas públicas sobre economia circular, gestão de resíduos e consumo consciente na capital.
Esse coletivo incentiva a todas as pessoas e instituições que participem da semana da compostagem, realizando ações previamente cadastradas no formulário, e promovam uma atividade autogestionada - oficina, palestra, mutirão, campanhas online sobre compostagem. Link para cadastrar-se na agenda colaborativa de ações.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
